Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Vegetarianos vs. carnívoros: quem vive mais tempo?

Tempo de vida está ligado não apenas à alimentação, mas também ao consumo de àlcool e exercícios físicos

Vegetarianos vs. carnívoros: quem vive mais tempo?
Notícias ao Minuto Brasil

19:00 - 30/08/19 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle Vegetarianos e carnívoros

A nossa longevidade é influenciada pela combinação dos genes e pelo ambiente. Em estudos que envolveram gêmeos idênticos, cientistas estimaram que apenas 30% da nossa saúde é impactada pelo material genético, sendo que o restante depende de fatores externos.

Um desses fatores ambientais é a nossa alimentação e muito tem se debatido sobre o quanto e o que ingerimos e qual é o impacto disso no organismo. Num estudo que acompanhou quase 100 mil norte-americanos durante cinco anos, divulgado pela revista Science Daily, foi descoberto que aqueles que seguem uma dieta vegetariana eram menos propensos a morrer - de qualquer causa - durante o período de estudo do que os participantes que comiam carne. O efeito é especialmente perceptível entre os homens. 

Tal significa que a alimentação vegetariana necessariamente vai fazer com que viva mais? Não necessariamente. O que é evidente é que não comer carne pode reduzir o risco de desenvolver problemas de saúde como diabetes tipo 2, pressão alta e até mesmo câncer. Conheça também os benefícios do alho, o alimento milagroso.

Entretanto, as pesquisas ainda não são definitivas. Uma das razões para isso é que nós, humanos, vivemos muito e não seria fácil encontrar um cientista disposto a esperar 90 anos para completar uma pesquisa. Os estudos geralmente analisam um período específico e levam em consideração os registros de saúde já existentes dos voluntários. 

Outro problema com essa abordagem é descobrir a relação entre o não-consumo de carne e a longevidade. Pode ser que os vegetarianos vivam mais, mas não por não comer carne, talvez porque os vegetarianos possam praticar mais exercício físico, beber menos e não fumar, por exemplo.

A conclusão, então, é que evitar a carne pode ajudá-lo a ser mais saudável, mas existem outras diversas formas de cuidar do seu organismo.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório