Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Estar com alguém que ama aumenta a resistência à dor

Estudo realizado por pesquisadores espanhóis e austríacos apurou que esse efeito analgésico é causado mesmo sem a necessidade de um beijo ou um abraço

Estar com alguém que ama aumenta a resistência à dor
Notícias ao Minuto Brasil

17:00 - 01/09/19 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle Amor

De acordo com uma nova pesquisa, a simples companhia da pessoa amada já funciona como um analgésico — e não necessita nem de abraços, beijos ou outro tipo de contato físico para que ocorra esse efeito. 

Publicado no Scandinavian Journal of Pain, o estudo indicou que, mesmo sem contato direto entre os corpos, ainda assim dá-se uma empatia disposicional, que é, segundo os investigadores, quando se fica atento e se interage de certa maneira com as percepções do outro.

Foi testada a habilidade de cada indivíduo em resistir à dor, seja na presença ou na ausência da pessoa amada. Quando cada casal se encontrou não se deu qualquer contato físico. E foi nesse momento que os cientistas detectaram que tanto homens quanto mulheres ficavam mais resistentes à dor pela simples companhia dos seus amados. 

Além disso, quanto mais elevado era o nível de empatia, maior era a tolerância ao desconforto. “A empatia do parceiro pode aliviar a angústia afetiva durante a exposição à dor”, afirmou um dos autores do estudo, Stefan Duschek.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório