Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Por que desistir das bebidas alcóolicas pode transformar sua pele

É hora de parar, ou pelo menos diminuir drasticamente, o consumo de bebidas alcóolicas: elas estão especialmente ligadas ao processo de aceleração do envelhecimento da pele quando causam desidratação e inflamação

Por que desistir das bebidas alcóolicas pode transformar sua pele
Notícias ao Minuto Brasil

10:50 - 04/09/19 por Notícias Ao Minuto Brasil

Lifestyle Alerta

Em busca da pele perfeita, experimentamos inúmeros séruns e cremes, enfrentamos tratamentos faciais rebuscados, cortamos o excesso de açúcar e sal, e bebemos água religiosamente, mas talvez seja necessário mexer em mais um hábito para transformar a beleza da pele: é melhor cortar (ou diminuir drasticamente) a ingestão do álcool.

"A bebida é, na verdade, um dos piores e mais agressivos compostos para destruir a pele", diz a dermatologia Dra. Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia. “O álcool em excesso pode causar não só a desidratação, mas também a inflamação sistêmica, que colabora para a vermelhidão e envelhecimento da pele”, acrescenta a médica.

De acordo com a médica, ao beber dois ou mais drinks por dia, há uma enorme quantidade de dano que ocorre na pele: “O álcool afeta qualquer membrana mucosa, do pâncreas e fígado à pele. O primeiro efeito é a desidratação, uma vez que, na verdade, retira todo o fluido da pele. Se você olhar para uma mulher que está bebendo há 20 ou 30 anos e uma mulher da mesma idade que não tem esse hábito, veremos uma enorme diferença na pele”, afirma a médica. Esse tipo de desidratação causa mais rugas, o que pode fazer você parecer até 10 anos mais velho.

Além disso, o álcool é responsável por inflamar o tecido. “E a inflamação sistêmica causada pelo álcool cria uma reação histamínica - que cria a vermelhidão, o rubor da pele. No começo, não é grande coisa, mas durante um período de tempo - seis meses, um ano, dois anos - se você continuar bebendo, pode se tornar uma vermelhidão facial proeminente que precisará ser tratada."

Dentre os piores drinks, estão: o vinho branco, que tem maior concentração de açúcar – envolvido no processo de glicação e, consequentemente, envelhecimento celular; o mojito, mais carregado em açúcar e xarope de açúcar, resulta em uma bebida com alto índice de carboidratos, que ajuda a causar inflamação no corpo todo; a marguerita, com a combinação perigosa de açúcar e sal para inflamar e desidratar o tecido cutâneo; e o vinho tinto, que é a pior bebida para quem é propenso à rosácea ou vermelhidão da pele.

Mas, quando você decide parar, a boa notícia é que sua pele, como qualquer outro órgão, tem a capacidade de se regenerar. “O corpo tem uma taxa fabulosa de reidratação. Mas essa regeneração depende de quanto dano foi feito. Se você bebe por mais de 20 anos, pode precisar de um tratamento mais intenso. Depois de tanto destruir o colágeno, é difícil recuperar”, afirma a médica.

Isso acontece pois, quando você tem 20 anos e bebe, a bebida deixa seu corpo em cerca de três horas. Quando você tem 40 anos, leva em média 33 horas. Então, nessa idade, beber socialmente significa beber na segunda-feira e não ingerir bebida alcóolica até quarta-feira. “Quanto menor a ingestão, menor o dano à pele.”

Fique hidratado - Se você for beber, beba água para aumentar o efeito diurético, além e ajudar a reidratar o corpo (e consequentemente a pele). Da mesma forma, invista em cremes hidratantes com antioxidantes e anti-inflamatórios para ajudar na recuperação do tecido cutâneo.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório