Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

O risco dos termogênicos usados para acelerar metabolismo e emagrecer

Nenhuma das propriedades benéficas associadas aos termogênicos está comprovada cientificamente e o seu uso pode acarretar riscos sérios para a saúde, incluindo arritmias cardíacas, enfartes e AVCs

O risco dos termogênicos usados para acelerar metabolismo e emagrecer
Notícias ao Minuto Brasil

23:00 - 04/09/19 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle termogênicos

Os termogénicos são suplementos utilizados por pessoas que desejam perder peso rapidamente. Em tese melhoram o desempenho na prática de exercício físico. No entanto, nenhuma das propriedades benéficas associadas aos termogênicos está comprovada cientificamente e o seu uso pode acarretar riscos sérios para a saúde, incluindo arritmias cardíacas, enfartes e AVCs.

Oficialmente, os termogênicos comercializados em forma de suplemento(normalmente em cápsulas) alegam acelerar o metabolismo e a queima de gordura. Em teoria, essas propriedades auxiliariam o emagrecimento e melhorariam a disposição diária, a performance e o ânimo. “Mas, nenhuma dessas alegações está cientificamente comprovada”, alerta o endocrinologista Fúlvio Santos Thomazelli, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia, em declarações à revista Veja.

Os termogênicos mais comuns são produtos estimulantes que prometem um maior grau de alerta, de queima de gordura, menor fadiga e maior disposição para treinar. Entretanto, as evidências da sua segurança para a saúde são extremamente escassas. “Muitos estudos foram realizados com animais ou pequenos grupos de pessoas. Não podemos dizer que essas propriedades estejam comprovadas para que esses fármacos sejam tomados em larga escala”, explica Thomazelli.

Riscos para a saúde

Além de não terem seus efeitos e segurança comprovados, o uso de termogênicos está associado a riscos à saúde. “É preciso lembrar que, quando se fala em termoênico, estamos falando, muitas vezes, de várias substâncias misturadas”, afirma o endocrinologista. As complicações mais descritas são palpitação, taquicardia, arritmia cardíaca, distúrbios do sono, irritabilidade, diarreia, tremores, tonturas, gastrites e, em casos extremos, enfarto e AVC.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório