Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Cinco formas de retirar o cheiro de suor das roupas de treino

A beleza e utilidade das calças leggings e dos tops para quem pratica esporte é óbvia – mas, lavá-las é uma outra história completamente diferente...

Cinco formas de retirar o cheiro de suor das roupas de treino
Notícias ao Minuto Brasil

17:30 - 06/09/19 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle Cheiro a suor

Há uma nova palavra de ordem entre a comunidade fitness, como aponta a revista norte-americana Women’s Health, e é o chamado efeito ‘rebloom’, de acordo com a P&G. O termo refere-se a roupas de treino recém lavadas que começam a cheirar mal novamente logo depois de saírem da máquina de lavar.

“Tecidos de desempenho absorventes de umidade, que fazem um trabalho incrível de enviar a umidade para a sua superfície para mantê-lo fresco e seco, tendem a ter áreas extras que se agarram à sujeira e aos odores”, diz a especialista norte-americana em lavanderia Mary Marlowe Leverette.

Como tirar cheiro a suor das roupas de treino

1. Areje o vestuário antes de colocar no cesto

“Colocar as roupas de ginástica super-suadas numa bola apertada e depositá-las no fundo do cesto pode fazer com que se tornem um terreno fértil para a formação e proliferação de bactérias”, diz Leverette. Se não for lavar a roupa de imediato, coloque-a para arejar.

2. Congele a roupa

Sim, leu bem. Se não puder lavar a roupa assim que tira, coloque-a num saco plástico e deposite-a no congelador até lavar na máquina. O ar frio impede que as bactérias cresçam e sufoca o odor até a hora de lavar.

3. Calma com o detergente

O uso de sabão líquido ou em pó em excesso não é uma solução viável para atenuar o mau cheiro do vestuário. “Pelo contrário, isso pode causar uma acumulação de mofo e bolor – na verdade, é uma fonte de alimento para as bactérias”, diz Leverette. “Duas colheres de chá de sabão costumam ser mais do que suficientes por carga de roupa”, completa.

4. Não utilize amaciante

O produto pode entupir as fibras dos tecidos de alto desempenho, impedindo que a água e o produto penetre nas fibras para uma limpeza profunda, o que por sua vez pode alterar as propriedades de absorção de umidade e de combate a odores.

5. Use vinagre

Para limpar profundamente qualquer odor que não saia, tente molhar a roupa com uma parte de vinagre branco destilado e quatro partes de água fria por 30 minutos. “Outra solução para remover odores antigos é misturar uma solução de água oxigenada com água fria e deixar as roupas de molho durante a noite”, conclui Leverette.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório