Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Espelho, espelho meu. Quatro alimentos que cuidam da pele

Como diz o ditado, você é o que você come

Espelho, espelho meu. Quatro alimentos que cuidam da pele
Notícias ao Minuto Brasil

23:30 - 06/09/19 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle Alimentação e pele

Todo mundo já ouviu a frase de que a beleza vem de dentro. E isso é mesmo verdade, principalmente considerando a máxima que diz que você é o que você come. "A menos que a sua pele receba os nutrientes dos alimentos necessários para isso, ela estará no seu melhor estado", diz a norte-americana Lisa Drayer, autora do livro ‘The Beauty Diet’ (‘A Dieta da Beleza’).

Ao invés de investir em produtos que cubram manchas, espinhas ou rugas, encha o carrinho do supermercado com estes alimentos.

Tomate

O licopeno é um antioxidante que confere ao tomate a cor vermelha, ajudando a eliminar os radicais livres causados pelos raios ultravioletas – que envelhecem a pele. Adicionalmente, o corpo ganha nutrientes que bloqueiam o sol quando o fruto é aquecido. Cerca de meia xícara de tomates cozidos ou de molho já tem 16 miligramas de licopeno; juntamente com bastante protetor solar, a sua pele estará pronta.

Troca adequada: melancia (1/16 de uma unidade).

Não é apenas deliciosa, como também está repleta de Vitamina C, que retarda o aparecimento de rugas. “A Vitamina C é essencial para a produção de colágeno”, diz Drayer, “e quanto mais colágeno tem, menos enrugada a sua pele ficará”. Na verdade, um estudo recente feito pelo The American Journal of Clinical Nutrition, dos EUA, descobriu que os voluntários que consumiram cerca de quatro miligramas de Vitamina C por dia, num período de três anos, diminuíram o aparecimento de rugas em 11%.

Troca adequada: cenouras (1 grande ou 16 pequenas); suco de laranja (180 ml).

Chá verde

O que o chá verde não faz?! De qualquer forma, quando está quente, a infusão liberta catequinas, um tipo de antioxidante que detém poder anti-inflamatório e propriedades que combatem o cancer. Os antioxidantes do chá começam a diminuir conforme o líquido esfria, então beba enquanto ainda estiver quente. Um estudo realizado em 2007 e publicado no periódico científico The Journal of Nutritional Biochemistry, da Nova Zelândia, descobriu que beber entre duas a seis xícaras por dia não apenas ajuda a prevenir o câncer da pele, mas também reverte os efeitos prejudiciais do sol.

Troca adequada: chá branco.

Linhaça

Essas pequenas sementes contêm ácidos ômega-3, que combatem as manchas e as linhas de expressão. O The British Journal of Nutrition, no Reino Unido, publicou que os participantes de um estudo que ingeriram pouco mais de duas gramas (cerca de uma colher chá) de ômega-3, durante seis semanas, conseguiram uma pele mais hidratada. “As gorduras são designadas a reprimirem a resposta do corpo à irritação e a atraírem água para as células da pele para preenchê-la e reduzir as rugas”, diz Drayer. Salpique as sementes em aveia ou vegetais.

Troca adequada: óleo de linhaça (1 colher de sopa com vegetais salteados); salmão (114 g); nozes (28 g, ou cerca de 14 metades).

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório