Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Manchas na pele: saiba o que é e como combater

O melasma não tem cura, por isso a prevenção é tão importante

Manchas na pele: saiba o que é e como combater
Notícias ao Minuto Brasil

18:30 - 09/09/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Manchas na pele

Afetando principalmente mulheres em idade fértil, mas podendo também ocorrer em homens, o melasma é uma doença de pele caracterizada pela presença de manchas escuras que contrastam com a coloração natural do tecido cutâneo e que bronzeiam mais do que o normal quando expostas ao sol.

“Ocorrendo principalmente na face, o melasma é uma alteração da pigmentação da pele definida pelo depósito excessivo de pigmento (melanina) em diferentes camadas da pele. Sem causa definida, a condição geralmente é resultado de fatores como a elevação dos hormônios femininos, exposição à luz solar e à luz visível (lâmpadas, computadores, celulares e televisões), surgindo então, na maioria das vezes, por motivos como reposição hormonal, gestação e uso de pílula anticoncepcional”, explica a dermatologista Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Mas a boa notícia é que, mesmo possuindo um fator genético relacionado à sua ocorrência é possível prevenir o melasma através de alguns cuidados básicos, sobretudo através do uso diário de protetor solar, que deve possuir FPS de, no mínimo 30, e ser aplicado todas as manhãs, com reaplicação a cada duas horas ou todas as vezes que a pele suar ou entrar em contato com água.

“Quando  for passar longos períodos exposta a radiação solar, como na praia ou piscina, o ideal é que o protetor tenha um FPS igual ou superior a 60, principalmente se tiver predisposição genética ao melasma, pois quanto maior o FPS, maior será a proteção”, destaca a médica. “Para prevenção da doença é importante também o uso de maquiagem ou de um protetor solar com cor para proteger a pele dos efeitos da luz visível, já que este tipo de luz também pode manchar o tecido cutâneo e não é bloqueada pelo filtro solar convencional”, destaca.

Porém, para quem já sofre com a condição é preciso ressaltar que, uma vez instalado, o melasma não tem cura, pois é uma doença crônica. Mas é possível controlá-lo através de tratamentos que incluem desde clareadores tópicos de uso domiciliar até sessões de laser, peeling e microagulhamento.

O uso diário de protetor também é fundamental no controle e tratamento da doença, principalmente após a realização de lasers e peelings e o uso de clareadores, pois, o contrário, pode se manifestar através de uma intensificação do melasma.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório