Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Cinco coisas para jamais fazer antes de dormir

Especialistas recomendam dormir entre sete a oito horas por noite. Contudo, certos hábitos, aparentemente inocentes, podem estar prejudicando o seu descanso

Cinco coisas para jamais  fazer antes de dormir
Notícias ao Minuto Brasil

23:55 - 09/09/19 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle Insônias

Tudo o que necessitamos fazer, após um dia cansativo, é dormir. Muitas pessoas passam o dia inteiro pensando em chegar a casa, tomar um bom banho, comer e simplesmente ir para a cama. Todavia, o que ocorre (para muitos de nós) é que assim que a hora de dormir chega, o sono que nos dominou durante todo o dia simplesmente desaparece.

Ter uma boa noite de sono é essencial para a melhoria do humor, para repor as energias e ajuda na saúde mental de uma forma geral. Porém, há determinadas coisas que normalmente fazemos antes de ir dormir que podem atrapalhar o tão merecido descanso.

1 - Usar o smartphone

Devemos evitar ao máximo qualquer aparelho tecnológico que emita luz antes de dormir. Isso interfere na produção de melatonina, que é uma substância ligada à indução do sono. Caso não queira abrir mão do hábito de mexer no celular antes de dormir, é recomendado manter uma distância de pelo menos 35 cm do rosto. E, ainda melhor, que diminua o brilho da tela.

2 - Tomar medicamentos

Medicamentos ou suplementos vitamínicos podem perturbar o sono. O ideal é conversar com um médico, para que o especialista possa decidir um melhor horário para se medicar sem que isso afete o seu descanso.

3 - Enviar mensagens de texto

Só se for uma emergência. Caso contrário, é melhor deixar a mensagem para o dia seguinte. Se tem o costume de deixar o celular perto da cama, coloque-o no modo silencioso pelo menos para evitar interrupções do sono. Acordar no meio da noite com uma chamada ou o som de uma mensagem não é saudável, pois o cérebro despertará de imediato – ficando em estado de alerta, o que muito provavelmente irá resultar numa noite de insônia.

4 - Comer chocolate

O chocolate é uma grande fonte de cafeína. Principalmente o chocolate preto que possui uma alta percentagem de cacau. Esse alimento também contém outra substância, a chamada teobromina, que tem o potencial de acelerar o batimentos cardíaco e afetar o sono.

5 - Ingerir comida picante ou gordurosa

Esse tipo de comida perturba o sistema digestivo, tornando a digestão mais difícil e demorada, o que por sua vez pode causar desconforto abdominal e resultar num maior risco de refluxo. O ideal é fazer uma refeição leve, no mínimo, duas horas antes de dormir.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório