Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Escovar os dentes antes ou depois das refeições? Eis a questão

Veja o que diz o especialista Alan Carr, consultor da Divisão de Protéses e professor da Mayo Clinic College of Medicine

Escovar os dentes antes ou depois das refeições? Eis a questão
Notícias ao Minuto Brasil

07:40 - 11/09/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Cuidados

Desde criança aprendemos que devemos escovar os dentes logo após as refeições. Contudo, muitos dentistas desmentem esse ‘senso comum’. Alan Carr, consultor da Divisão de Protéses e professor da Mayo Clinic College of Medicine, nos Estados Unidos, explica que dependendo do alimento ingerido é melhor realizar a escovação antes de comê-lo ou passados 30 minutos.

O especialista explica que, quando ingerimos alimentos ou bebidas ácidas, essas substâncias enfraquecem o esmalte dos dentes. Sendo assim, se a pessoa escovar os dentes de imediato pode danificar essa proteção natural da arcada dentária.

Por essa razão, o dentista e professor aconselha que, se você vai ingerir alimentos ou bebidas ácidas, lave os dentes antes. Caso tenha comido algo com maior teor de acidez, aguarde cerca de meia hora para realizar a escovação.

Carr ainda comenta que alimentos açucarados ou com amido fazem com que as bactérias presentes na boca gerem um ácido que também ataca o esmalte dos dentes ao longo de 20 minutos ou um pouco mais.

Por isso, nesses casos é indicada a escovação logo deem seguida — antes que os microrganismos comecem a libertar o tal ácido. Por fim, acrescenta que escolher alimentos com baixa quantidade de hidratos de carbono e açúcar pode ajudar na redução da produção dessa substância prejudicial aos dentes.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório