Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Entenda por que não usar enxaguante bucal após exercício físico

Uma experiência realizada por cientistas do Reino Unido e da Espanha, revelou que o enxaguante bucal pode acabar com uma das vantagens da atividade física

Entenda por que não usar enxaguante bucal após exercício físico
Notícias ao Minuto Brasil

08:35 - 12/09/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Perigos do elixir bucal

Pode parecer completamente sem sentido, afinal, por que não se deve praticar exercício e, em seguida, usar um enxaguante bucal? O que uma coisa tem a ver com a outra? A ciência explica!Nos anúncios televisivos o processo parece simples e completamente eficaz. Um individuo escova os dentes, bochecha com o enxaguante e, então, a partir dai a sua higiene bucal está 100% garantida. Mas, já se perguntou qual será o preço que a sua saúde paga por essa quantidade de químicos que coloca na boca?

Uma experiência realizada por cientistas do Reino Unido e de Espanha, publicada no periódico Science Direct, revelou que ao usar o enxaguante bucal logo após o exercício acaba com uma das vantagens da atividade física: a redução da pressão arterial. Veja também 10 alimentos ricos em potássio que deve adicionar à dieta

Quando nos exercitamos, os vasos sanguíneos abrem-se por conta do óxido nítrico, dilatando-os, e assim a pressão arterial diminui, o que beneficia a prática de exercício e a saúde em geral.

Por muito tempo acreditava-se que os vasos permaneciam dilatados apenas pelo período de tempo que durava a atividade física, entretanto, foi apurado que após esse período a pressão se mantém baixa graças à forma como as bactérias interagem com o composto nitrato.

O nitrato é absorvido pelas glândulas salivares e excretado com saliva na boca. Dali, algumas bactérias usam o nitrato e convertem-no em nitrito, que é engolido com a saliva, é absorvido pela circulação sanguínea e volta ao óxido nítrico, o que mantém os vasos dilatados e diminui a pressão.

Sendo assim, se um enxaguante bucal antibacteriano for utilizado, esse sistema será interrompido, e a pressão sanguínea voltará a aumentar após a atividade física.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório