Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Quatro curiosidades surpreendentes sobre os gatos domésticos

Gosta de gatos? Então saiba que essa história de amor é milenar. O registro mais antigo da relação entre gatos e humanos é de mais de 9,5 mil anos

Quatro curiosidades surpreendentes sobre os gatos domésticos
Notícias ao Minuto Brasil

07:30 - 13/09/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Gatos

Os gatos (Felis catus) são a espécie doméstica dos carnívoros pertencentes à família dos felinos. São os menores membros dessa família, que inclui animais como o leopardo, o tigre e a onça. Assim como seus parentes, os gatos mantêm suas características predadoras tanto na constituição física, quanto na personalidade.

Veja, segundo a revista Galileu, algumas curiosidades sobre os bichanos que tanto adoramos:

Domesticação

Não há como precisar a data em que os gatos foram domesticados. A teoria que mais gera consenso é que eles próprios decidiram se domesticar ao conviver em ambientes habitados por humanos, onde a caça (pequenos animais como roedores e aves) é mais farta e acessível. Em contrapartida pelo trabalho de caça, foram aceitos e alimentados. Em comparação com os cães, que na domesticação colocaram os humanos como líder da matilha, os gatos são independentes e mais adaptados a uma vida solitária.

Registros históricos

O registro mais antigo da relação entre gatos e humanos é de mais de 9,5 mil anos: um esqueleto felino acompanhado de um humano foi encontrado no Chipre. Fósseis semelhantes datados de 5,3 mil anos também foram localizados na China, associados ao ambiente agrário e à caça de pequenas pragas. Mas os registros mais famosos são do Egito Antigo, quando foram declarados animais sagrados durante as quinta e sexta dinastias, no período de 2465 a.C. a 2150 a.C.. Mesmo naquela época, porém, eles não necessariamente eram domesticados — as evidências mais recentes surgiram a partir de 1500 a.C.

Silenciosos e ágeis

A constituição corporal dos gatos é especializada para a caça. São animais digitígrados, ou seja, caminham pisando com a ponta dos dedos. O que os torna mais silenciosos. E ao contrário dos cães e cavalos, os gatos caminham movendo primeiro as patas da frente e de trás do lado esquerdo, depois a patas da frente e de trás do direito. Os gatos também são animais elásticos: as suas vértebras da coluna são ligadas por músculos, e não por ligamentos. Assim, conseguem alongar, contrair ou curvar as costas.

Dentes e garras

Os dentes dos gatos têm somente três funções: perfurar, segurar e cortar. Os molares não são adaptados para a mastigação, por isso apenas cortam os alimentos em pedaços pequenos. As verdadeiras armas dos gatos são as suas garras. Com um mecanismo muscular, conseguem estender as unhas para fora dos dedos, tornando as patas quase duas vezes maiores do que quando retraídas.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório