Meteorologia

  • 14 NOVEMBRO 2019
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Misturar almôndegas com molho de tomate? Péssima ideia, diz estudo

Cientistas afirmam que o ferro presente na carne será responsável por limitar a absorção do licopeno, composto extremamente importante para a saúde presente no tomate

Misturar almôndegas com molho de tomate? Péssima ideia, diz estudo
Notícias ao Minuto Brasil

08:30 - 26/09/19 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle Almôndegas

De acordo com um estudo da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, alguns dos benefícios anti-cancerígenos do tomate, especificamente os de um composto chamado licopeno, podem ser neutralizados se a fruta for consumida com alimentos ricos em ferro, como a carne. 

“Tal fato pode gerar complicações sempre que uma pessoa consome algo rico em licopeno e ferro (como um molho à bolonhesa)", diz a cientista Rachel Kopec. Segundo a estudiosa, a pessoa absorve apenas metade do licopeno de uma mesma refeição quando ingere alimentos com um teor elevado de ferro. 

O licopeno é um composto responsável pela cor vermelha e alaranja encontrada nos tomates, melancia, couve roxa e mamão. Alguns estudos anteriores sugeriram que esse pigmento possui algumas propriedades antioxidantes que poderiam ajudar a proteger as pessoas de doenças como a depressão, de sofrer derrames, problemas cardíacos e talvez até do desenvolvimento de tipos de tumores.

Até ao momento, os investigadores ainda não conseguem explicar exatamente o que ocorre para diminuir a absorção do licopeno no organismo, mas suspeitam que o ferro ajudaria a oxidar o composto, criando produtos metabólicos diferentes.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório