Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Nove dicas para prevenir e acabar com a celulite e retenção de líquidos

A celulite resulta da acumulação de gordura nos adipócitos (células que armazenam e eliminam a gordura)

Nove dicas para prevenir e acabar com a celulite e retenção de líquidos
Notícias ao Minuto Brasil

10:30 - 28/09/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Prevenção

Uma das maiores queixas das mulheres em consulta é a grande tendência para a retenção de líquidos e a presença de celulite em qualquer parte do corpo. A nutricionista Catarina Sofia Correia, partilhou com o Lifestyle ao Minuto um artigo de opinião com dicas para conquistar um corpo de sonho.A celulite resulta da acumulação de gordura nos adipócitos (células que armazenam e eliminam a gordura). Estas células situam-se na zona mais profunda da pele (a hipoderme), mas a acumulação de gordura forma nódulos cada vez maiores, que acabam por provocar alteração do tecido, com destruição do colagénio (componente proteico da pele, que lhe confere flexibilidade e resistência). Por último, os efeitos atingem a epiderme (camada superficial da pele), com o surgimento do aspeto característico, tipo 'casca de laranja'.

Adotar uma alimentação saudável e equilibrada e um plano de treino adequado de forma a diminuir a gordura corporal mesmo para as pessoas que não apresentem celulite é fundamental.

Algumas das dicas para prevenir e até mesmo reduzir a celulite são a:

  • Beber de 2 a 2,5L de líquidos/dia.
  • Reduzir o consumo de sal, açúcares e alimentos fritos.
  • Optar por uma alimentação rica em frutas e verduras, ricas em fibras.
  • Praticar exercício físico e realizar massagens localizadas e de drenagem linfática para melhorar a circulação sanguínea.
  • Necessária a aplicação de cremes, para cuidados específicos: estrias, celulite, redução de volume.

Por outro lado, a retenção de líquidos ocorre quando o nosso corpo não consegue eliminar os fluidos em excesso e estes acumulam-se nos tecidos, provocando edema (inchaço), sobretudo nas pernas, tornozelos, mãos e abdómen. As causas vão desde comportamentos e hábitos alimentares menos adequados tais como a má alimentação, o consumo excessivo de sal, sedentarismo, excesso de peso, entre muitas outras.

Para ajudar a tratar e/ou minimizar este problema existem várias estratégias que podem ser postas em prática, por exemplo:

  • Aumento de ingestão de alimentos ricos em potássio como leguminosas e hortofrutícolas em geral.
  • Aumento de ingestão de alimentos ricos em magnésio como as sementes de linhaça, os cereais integrais e frutos secos.
  • Aumentar a ingestão de líquidos: sabia que deve beber bastante água para facilitar a excreção dos fluidos acumulados no corpo?
  • Deverá também ter em atenção o consumo de suplementos e/ou produtos que combatem estes problemas como também com as dietas detox que são, na maioria dos casos, ser bastante restritivas. Uns podem resultar, mas outros poderão mesmo piorar a situação.

Procure informar-se junto com o seu nutricionista para aprender estas e outras estratégias adequadas não só ao seu corpo como também ao seu dia-a-dia de forma a poder desintoxicar o seu organismo corretamente.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório