Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Cinco substitutos do lubrificante que jamais deve usar

Quando percebe que o produto não están áli na hora H, é normal que procure outras opções

Cinco substitutos do lubrificante que jamais deve usar
Notícias ao Minuto Brasil

11:00 - 29/09/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Lubrificantes

Os especialistas alertam que deve pensar duas vezes antes de usar qualquer opção diferente ao lubrificante. “Mesmo substâncias escorregadias aparentemente inofensivas podem conter alergênicos, deteriorar a pele ou interferir com a eficácia dos preservativos”, explica Maureen Whelihan, ginecologista e obstetra do Center for Sexual Health and Education, nos Estados Unidos. 

Eis uma lista detalhada de substitutos de lubrificante 'naturais' que deve evitar:

1. Óleo de bebê

“Não só pode anular a eficácia do preservativo, mas usar óleo de bebê na vagina pode aumentar o risco de desenvolver uma infecção por fungos”, aponta Streicher. Um estudo publicado na revista Obstetrics and Gynecology, inclusive, descobriu uma ligação entre o uso intravaginal de óleo de bebé e a colonização de espécies de Candida, o que pode levar a uma infecção por fungos.

Uma vez que este produto de cozinha é à base de óleo, não é compatível com o preservativo. “Além disso, é um lubrificante terrível”, diz Lauren Streicher, professora associada de obstetrícia clínica e ginecologia da Northwestern University Feinberg School of Medicine (EUA). “Não é assim tão escorregadio. Para a maioria das mulheres não é eficaz”, diz. E como não foi especificamente formulado para uso vaginal, há sempre o risco de irritar a vagina.

3. Saliva

Está lá e está molhada, então faz sentido que considere usá-la como lubrificante. Contudo, Streicher explica que a substância não é escorregadia o suficiente para ser um lubrificante eficaz. Então está apenas perder o seu tempo (e saliva).

“Além disso, o cuspo facilita a transmissão de DSTs e pode introduzir uma infecção no canal vaginal, assim como o sexo oral desprotegido”, ressalta Jason James, diretor médico do FemCare Ob-Gyn, de Miami (EUA).

4. Vaselina

“Parece lubrificante, mas produtos à base de petróleo podem provocar infecções”, diz Whelihan. Um estudo publicado na revista Obstetrics and Gynecology descobriu que as mulheres que usaram vaselina como lubrificante tinham duas vezes mais chances de sofrer de vaginose bacteriana. E, como outros lubrificantes à base de óleo, pode estourar o preservativo. 

5. Loções cosméticas

“Há muitos irritantes potenciais em loções – como perfumes, por exemplo – que podem causar inchaço, e irritação geral nos genitais”, sublinha Whelihan.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório