Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Morte súbita: Causas, quatro sintomas prévios e como evitar

Morte súbita é um mal, como indica o próprio nome, totalmente inesperado e que geralmente ocorre devido a condições desconhecidas ou negligenciadas

Morte súbita: Causas, quatro sintomas prévios e como evitar
Notícias ao Minuto Brasil

06:25 - 02/10/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Alerta

A morte súbita ocorre quando o coração para de bater ou o cérebro para de funcionar de maneira totalmente inesperada.

Segundo o cardiologista Sérgio Timerman, do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP (Incor), em declarações à publicação Ativo Saúde, o problema pode afligir pessoas de qualquer idade ou sexo. “Existe maior prevalência em indivíduos com mais de 40 anos com doenças preexistentes ou histórico familiar. Contudo, a morte súbita pode sim atingir pessoas com histórico médico, mas até então saudáveis e jovens”, explica.

Causas

A maioria dos casos de morte súbita está ligada a enfarte do miocárdio, arritmias, acidente vascular cerebral (AVC) e, em menor frequência, defeitos congênitos do coração e de vascularização.

Em casos de morte súbita em bebês, as causas mais comuns são malformação do coração, problemas respiratórios e engasgos.

Já em jovens, os casos estão infelizmente, como indica o cardiologista, cada vez mais frequentes sobretudo devido à pouca prática de atividade física, consumo de álcool e drogas, bem como o stress e depressão.

Fatores de risco

- Hipertensão;

- Diabetes;

- Aumento do índice de colesterol;

- Tabagismo;

- Sedentarismo.

Sintomas

Na maior parte das ocorrências, a morte súbita ocorre sem apresentar sintomas prévios. Porém, há relatos de pessoas que sentiram sintomas específicos entre 24 e 48 horas antes do quadro, como:

- Cansaço;

- Mal-estar;

- Tonturas

- Dor no peito.

É possível evitar?

Mesmo que inesperado, o mal pode ser prevenido por meio de ações contra os fatores de risco, como manter uma alimentação saudável e praticar exercício físico, e acompanhamento médico regular.

Além disso, qualquer sintoma percebido, mesmo sem histórico de doença, deve ser investigado o mais rapidamente possível e não ser jamais negligenciado.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório