Meteorologia

  • 17 OUTUBRO 2019
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Oito passos para perder 5 kg sem mudar completamente a dieta

Aposte nos grãos e durma pelo menos sete horas por noite

Oito passos para perder 5 kg sem mudar completamente a dieta
Notícias ao Minuto Brasil

22:45 - 02/10/19 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle Emagrecer

Sim, pode parecer uma missão improvável: mas é super possível perder cinco quilos sem mudar completamente a dieta. Duvida?

Atitudes que vão o vão ajudar a perder cinco quilos.

1. Lembre-se: uma colher de sopa é do tamanho de uma ficha de poker

Se a balança não apresenta alterações nos números há semanas, talvez tenha que pensar no controle das porções que ingere. É fácil exagerar, então reconhecer as porções a olho é o segredo. “Frequentemente recomendo pesar a quantidade de comida em casa por cerca de duas semanas, deste modo os pacientes se acostumam aos tamanhos das porções para depois saber como aplicá-las no dia a dia”, diz a nutricionista Amy Gorin, em declarações à revista norte-americana Women’s Health. Uma colher de sopa de azeite, por exemplo, deve ser do tamanho de uma ficha de poker.

A boa notícia é que não necessita medir vegetais. Estes alimentos são baixos em calorias e não exigem qualquer restrição.

2. Escreva tudo aquilo que come por uma semana

Pode achar que tem feito consistentemente as escolhas certas, mas alguns alimentos banais e aparentemente inocentes podem estar acrescentando calorias ao seu dia. Para descobrir o que pode ser, verifique o que está ingerindo por vários dias, utilizando por exemplo uma aplicação de celular. Assim, será possível analisar os resultados de modo a entender onde essas calorias a mais se escondem. “Anotar as refeições e snacks que consome pode deixá-lo em estado de alerta para os seus hábitos alimentares”, explica Amy.

3. Limite-se a uma bebida alcoólica por dia

Amy sugere que opte por bebidas com baixas calorias, como vodca ou gin misturados com água com gás e limão, ou cocktails com ervas frescas, como alecrim e tomilho.

4. Durma entre sete a nove horas todas as noites

Algo simples como a falta de sono pode atrapalhar os seus planos para perder peso. “Dormir bem ajuda a tomar decisões saudáveis ao longo do dia, além de ter energia para cozinhar refeições saudáveis e praticar exercício físico”, alerta a nutricionista.

Para driblar o apetite e derrubar aqueles últimos quilos, Amy recomenda que ative o alarme do seu smartphone de 30 minutos a uma hora antes de ir dormir para ter tempo de relaxar.

5. Preste atenção aos molhos que usa para temperar saladas

Amy diz que o azeite nos molhos para saladas ajuda a absorver os nutrientes dos vegetais, por isso não deve cortar por completo nos temperos. Mas, ainda assim não deve exagerar no tamanho das porções. Um molho para salada típico (servido em duas colheres de sopa) contém 120 calorias.

Se tende a exagerar, coloque partes iguais de vinagre e azeite numa garrafinha spray. Assim, pode misturar e pulverizar nos vegetais.

6. Diga sim às verduras

Metade do prato deve ser composto por vegetais, salienta a especialista, já as carnes e grãos devem ocupar apenas um quarto cada um. Cozinhar no vapor, grelhar e refogar vegetais são ótimas formas de fazer dos legumes as estrelas da refeição (e conseguir muitas fibras para o organismo).

7. Entre as refeições, coma pistaches

Amy aconselha que uma boa porção de pistaches equivale a cerca de 1/4 de xícara e que deve sempre retirar a casca para manter um rastro visível da quantidade que consumiu.

Esta recomendação também é apoiada pela ciência: num estudo publicado no periódico internacional Appetite, pessoas que descascaram o fruto seco, ingeriram 41% menos calorias que aquelas que comeram o alimento já sem casca.

8. Aposte nos grãos

Grão de bico, feijão branco e preto, além de lentilhas, fazem maravilhas pela saúde e pela perda de peso – com um extra de fibras e níveis altos de proteína, que o deixam saciado por mais tempo.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório