Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Dicas para seu filho perder o medo de dentista

Saiba o que fazer e como agir para que os pequenos encarem a situação encarem a situação com um sorriso no rosto

Dicas para seu filho perder o medo de dentista
Notícias ao Minuto Brasil

17:00 - 03/10/19 por Notícias Ao Minuto Brasil

Lifestyle dentista

A saúde das crianças é um assunto que deve ser acompanhado de perto, o que também se aplica à parte odontológica. Porém, é comum que elas tenham medo desta visita, o que pode trazer problemas no futuro.

De acordo com dados do NHS Digital (Centro de Informações de Saúde e Assistência Social), da Inglaterra, analisados pela Faculdade de Cirurgia Dentária do Royal College of Surgeons, 57,5% das crianças menores de 4 anos não visitaram o dentista no ano de 2018.

Outra pesquisa, divulgada no Journal Pediatrics, mostrou que menos de 1% das 2.505 crianças participantes do estudo visitaram o dentista pela primeira vez quando tinham até um ano de idade, número que cresceu para menos de 2% ao considerar a primeira visita até os dois anos, ou seja, os dados são preocupantes.

Isso pode ser motivado pelo medo dos dentistas, mas felizmente é possível ajudar os pequenos a encararem a situação com tranquilidade. Veja o que pode ser feito para superar esse desafio e, consequentemente, colaborar com a saúde dental do seu filho!

Mas como ajudar as crianças a vencer o medo de dentista? Com paciência, carinho e uma dose de criatividade, essa dificuldade pode ser superada e fazer com que o assunto deixe de assustar os pequenos!

1 - Deixe clara a importância de uma boa saúde bucal

Como diz o ditado, é melhor prevenir do que remediar. Por isso, comece a instruir a criança em relação aos cuidados que precisa ter com a saúde dos seus dentes, o que faz com que ela aprenda sobre o assunto desde quando é bem pequena e, de quebra, ajuda a evitar o surgimento de problemas odontológicos.

Diga a ela que a visita ao dentista não é uma escolha, mas sim uma necessidade, e que o profissional é responsável por deixar seus dentes fortes e saudáveis para que ela consiga comer direitinho. Também vale a pena dizer que ele vai cuidar dos pacientes para que seu sorriso continue lindo por muitos anos.

 2 - Procure um odontopediatra

Assim como o profissional indicado para cuidar da saúde das crianças é o pediatra, o mesmo se aplica à saúde dos dentes. Procurar por um odontopediatra pode ajudar a deixar este momento o mais tranquilo possível. 

Tudo é pensado para um atendimento especial aos pequenos, desde as pinturas na parede até os bonecos e brinquedos no ambiente, o uniforme dos dentistas e os acessórios utilizados. Ao se deparar com um ambiente familiar e agradável, a criança ficará bem mais calma e alegre, o que ajuda a mandar o medo e o nervosismo embora.

3 - Comece desde cedo

Quanto antes ocorrer a primeira visita ao dentista, melhor. Isso fará com que a criança relacione a clínica ou consultório ao lugar que terá que ir caso precise de algo com a saúde de seus dentes. De acordo com especialistas, a primeira consulta ao dentista deve ser feita até 1 ano de idade ou quando o primeiro dente aparecer.

Assim, o pequeno já se acostuma à rotina de visitar o dentista, o que o ajuda a ficar menos nervoso, além de ser possível encontrar potenciais problemas antes que eles se agravem e fiquem mais dolorosos (e caros) para resolver.

4 - Faça uma consulta de mentirinha

Brincar é essencial para o desenvolvimento cognitivo, mental e social das crianças, além de ser super divertido, que é o que realmente importa para elas. Os pais podem entrar nessa onda e fazer uma consulta de brincadeira ao dentista.

Pegue uma escova de dentes e sente-se para brincar com seu filho. Então, conte os dentes do pequeno começando pelo número “1” ou pela letra “A” para que ele entenda melhor o que está acontecendo.

Você também pode pegar um espelho e deixar a criança ver a contagem dos dentes. Em seguida, deixe-a brincar com a escova enquanto limpa os dentes de bonecos de pelúcia ou brinquedos. Evite fazer barulhos de motor ou mostrar outros acessórios que possam assustar.

5 - Cuidado com as palavras

Pode ser que os pais usem palavras que assustem as crianças, mesmo que não façam isso por mal. Motorzinho, anestesia e cárie são termos naturais para os adultos, mas que os pequenos não sabem o que é e podem reagir negativamente.

Por isso, o ideal é deixar que a equipe de odontopediatras faça esse contato com as crianças, já que sua linguagem é totalmente voltada ao público infantil, ou seja, as informações serão melhor assimiladas e não causarão tanto susto quanto termos adultos.

Para ajudar e já entrar no ritmo, vale a pena que os pais digam às crianças que o dentista procurará por “bichinhos do açúcar” para deixar os dentes limpos, fortes e saudáveis, por exemplo. Com a dose certa de lúdico, a experiência será bem melhor. 

6 - Não fale sobre os seus medos

É normal que adultos tenham medo ou ao menos um desconforto em relação aos dentistas, seja por experiências passadas ou mesmo por não terem sido introduzido a eles da maneira ideal quando eram menores, o que pode deixar sequelas mesmo depois do crescimento.

É essencial que você deixe esses medos de lado e não fale sobre o assunto para a crianças, já que elas podem acompanhar o sentimento e ficar ainda mais assustadas. Chegar a um consultório colorido, divertido e agradável acalma tanto os pais quanto os pequenos.

7 - Não diga que não vai doer

Essa parte é um pouco difícil, mas muito importante. Não se deve dizer à criança que os procedimentos odontológicos não doem, já que pode ser que ela tenha que fazer uma obturação ou algum outro processo que é naturalmente doloroso, mesmo para os adultos.

A maioria dos check-ups e primeiras visitas ao dentista não trazem qualquer tipo de dor à criança. Logo, não vale a pena abastecê-la com essa carga psicológica que pode nem ser necessária.

Caso tenha que ser feito algo doloroso, o odontopediatra sabe como lidar com a situação e os pais também podem ajudar, como ao dar as mãos aos pequenos ou mesmo segurá-los em seu colo se isso os acalmar, de acordo com as recomendações do profissional.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório