Meteorologia

  • 18 NOVEMBRO 2019
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Afinal, devemos retirar o bolor da comida e aproveitar o resto?

Não mata, mas...

Afinal, devemos retirar o bolor da comida e aproveitar o resto?
Notícias ao Minuto Brasil

19:45 - 03/10/19 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle Alimentação

A presença de bolor nos alimentos é um dos sinais da sua deterioração. Porém, na tentativa de evitar o desperdício alimentar, há quem opte por remover a parcela bolorenta e consumir o resto. Mas, ainda que o bolor aparente estar apenas na superfície, as suas raízes podem estar no interior dos alimentos, o que faz com que a remoção da parte visível não seja suficiente para extrair a parte infectada.

Segundo o gastroenterologista norte-americano Rudolph Bedford, apesar de algumas substâncias produzidas pelo bolor poderem ser prejudiciais para a saúde - como as micotoxinas - estas não são fatais e podem ser digeridas "como qualquer outro alimento", explicou à revista Women's Health. Já a aflatoxina, produzida por bolores, é uma substância cancerígena perigosa.

E como é melhor prevenir do que remediar, o mais seguro é descartar os alimentos bolorentos no lixo.

Queijo: um caso relativo

Entre os alimentos mais propensos a ganhar bolor encontra-se o queijo, um favorito das casas e restaurantes do país. Os queijos produzidos com o auxílio de fungos - como o Roquefort, Gorgonzola e Camembert - estão próprios para consumo. No caso dos queijos curados e dos queijos considerados duros e semi-duros - como o parmesão ou o queijo suíço - basta retirar a camada de bolor visível e pode comer o restante.

O mesmo não acontece com as variedades consideradas suaves - como o cottage, a ricotta e os queijos cremosos - que não devem ser consumidos caso contenham bolor. 

Bolor no pão e fruta

No que diz respeito ao pão e as frutas, o mais seguro é mesmo jogar fora os alimentos infectados. Isto porque o pão é muito poroso, o que se traduz numa maior liberdade para o bolor se alastrar. O mesmo acontece nas frutas de casca fina, como morangos, uvas, maçãs, peras, pêssegos e ameixas.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório