Conhece bem o seu corpo? Nunca ignore estes oito sinais de cancêr

Conhecer o próprio corpo é um aspecto importante para o diagnóstico precoce

© .

©

Lifestyle Saúde 05/10/19 POR Notícias Ao Minuto


 Segundo os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), no ano passado, registaram-se, em todo o mundo, 18 milhões de novos casos de câncer.

PUB

A prevenção e detecção precoce do cancêr são importantes no combate à doença, mas ainda há sintomas que passam despercebidos. Tais como: 

Perda de peso e de apetite: Numa fase inicial da doença, alguns tumores não dão sintomas específicos, como é o caso de alguns tipos de cancro do pâncreas ou do pulmão. A perda de peso e de apetite são dos primeiros sinais que podem levar a um diagnóstico. Por isso, se está a emagrecer sem dieta ou exercício físico, consulte um médico.  Fadiga/anemia: O cansaço e a sonolência podem ter causas muito distintas, mas no caso de se tratar de uma anemia não deve perder tempo a ir ao médico. Apesar de associada a doenças benignas ou lacunas na alimentação, a anemia é também um sintoma comum de cancro do estômago e tumores do intestino ou do sangue.  Sangue nas fezes: É um sintoma comum e bastante valorizado nos tumores gastricos, do intestino e do recto. Mas as pessoas não estão familiarizadas com as diferentes formas que pode assumir: as partículas podem ser tão pequenas que não são visíveis, pode haver sangue vermelho vivo  e o sangue escuro quase imperceptível. É importante estar atento.  Tosse prolongada: No caso do cancro do pulmão, o aspecto mais valorizado é o sangue na expetoração. Na realidade, ter uma tosse seca e irritativa que não passa é razão suficiente para procurar um médico.  Líquido no mamilo: Até no cancro da mama, sobre qual há bastante informação, existem lacunas que poderão ser importantes em alguns casos. As mulheres estão alertadas para a importância de vigiar nódulos/caroços na mama e axila, mas estão menos informadas em relação ao  líquido no mamilo (uma escorrência ou secreção) ou a inversão do mesmo. Estas secreções não devem ser desvalorizadas.  Incontinência urinária: Quando falamos em cancro da bexiga, o sangue na urina é um sintoma muito valorizado. A incontinência, por outro lado, passa despercebida por ser considerada algo normal para a idade (por exemplo).  Dor pélvica: A dor pélvica persistente é um dos sintomas menos valorizados nos tumores ginecológicos – útero (corpo e colo), ovário e vulva.  Gengivite: As gengivites são um sintoma muito comum num subtipo de leucemia aguda, e infecções recorrentes. 
PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Simony Há 19 Horas

Simony volta ao hospital para tratamento contra o câncer um ano após cura

mundo EUA Há 15 Horas

Avião de Trump se choca com outro após aterrissagem na Florida

politica JUSTIÇA-8 DE JANEIRO Há 16 Horas

Condenados do 8/1 quebram tornozeleira e deixam país

mundo EUA Há 18 Horas

Noivos viralizam com lista de regras rígidas para casamento; veja

mundo México Há 18 Horas

Jovem britânica luta com crododilo para salvar a irmã gêmea

fama Acidente Há 15 Horas

Ator que faz o Rio em 'La Casa de Papel' sofre acidente de moto

fama Monique Evans Há 18 Horas

Monique Evans eliminou 20 kg antes de casamento com DJ Cacá Werneck

mundo EUA Há 17 Horas

Destroços da ponte de Baltimore desabam após explosão; veja as imagens

justica Feminicídio Há 18 Horas

Homem mata esposa na frente da filha e foge com bebê de um ano

esporte WALEWSKA-VÔLEI Há 16 Horas

Pais de Walewska prestam queixa-crime contra viúvo da jogadora por extorsão e intimidação