Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Quatro sintomas surpreendentes de falta de potássio

Saber identificar os sinais da falta de potássio e procurar ajuda médica nesses casos é fundamental

 Quatro sintomas surpreendentes de falta de potássio
Notícias ao Minuto Brasil

14:15 - 06/10/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Alerta

O potássio é extramente importante para a manutenção dos músculos e dos nervos e a sua ausência traz reflexos negativos à saúde.

Saber identificar os sinais da falta de potássio e procurar ajuda médica nesses casos é fundamental.

O déficit de potássio na corrente sanguínea pode provocar fraqueza muscular, aumento das taxas de açúcar no sangue e nos casos mais graves paragem respiratória, o que pode levar a pessoa à morte.

1. Cãibras e fraqueza muscular

Os primeiros sinais da falta de potássio no organismo são as cãibras frequentes e a fraqueza muscular grave, como simplesmente não conseguir levantar-se da cama. O potássio cumpre um papel importantíssimo no trabalho muscular, pois funciona como se fosse a energia que move os músculos. Esta fraqueza pode ainda surgir associada à sensação de formigueiro e dormência dos membros. 

2. Obstipação

O potássio necessita de manter níveis equilibrados no organismo. Quando em demasia, também é prejudicial. O intestino tem a função de absorver o nutriente e eliminar o excesso. Qualquer alteração pode resultar em prisão de ventre e retenção de líquidos. 

3. Irregularidade nos batimentos cardíacos

Entre os sinais da falta de potássio no organismo, este é o que mais envolve mais riscos, pois pode provocar o óbito. Ritmo cardíaco anormal, com batimentos irregulares e palpitações, pode ser um indicativo que os níveis de potássio podem estar baixos.

4. Náuseas e vómitos

Náuseas frequentes e vómitos diários podem não ser só sinal de gravidez. Esses dois sintomas também evidenciam que os níveis de potássio no organismo estão abaixo do normal.

Procure um médico

A hipocalemia, como é chamada a baixa concentração de potássio, é fácil de tratar. Geralmente, o médico receita um composto que é tomado por via oral e o paciente deverá ainda começar a seguir uma dieta mais saudável. Nos casos mais graves, é possível que doses desse nutriente sejam injetadas diretamente na veia.

A alimentação também cumpre papel importantíssimo na manutenção do potássio no organismo. Esse macromineral é facilmente encontrado em vegetais, como na beterraba cozida, banana, sumo de laranja, melão, semente de abóbora, abacate, damasco e mamão.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a ingestão de 3,51 gramas de potássio por dia, o que por exemplo equivale a duas bananas.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório