Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Seis sinais de que está lidando com uma pessoa invejosa

Identificando os sinais fica mais fácil manter distância da pessoa invejosa

Seis sinais de que está lidando com uma pessoa invejosa
Notícias ao Minuto Brasil

21:15 - 10/10/19 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle Sinais de inveja

A inveja é um sentimento no qual alguém se sente infeliz por não possuir o que o outro tem. No fundo é um sentimento que incomoda tanto quem o sente como quanto quem é o invejado. 

Contudo, a pessoa invejosa pode emitir alguns sinais sutis sem perceber, e a publicação norte-americana Psychology Today ensina a prestar atenção para identificar esses comportamentos - muito pouco honestos. 

1. Competição

A pessoa invejosa tende a ter ciúme das conquistas alheias ou sente a necessidade de que as suas próprias conquistas mereçam um maior reconhecimento, geralmente dando inicio a uma competição direta. Podem ser vitórias pessoais e profissionais, tanto faz... a pessoa invejosa irá sempre tentar superar o outro de qualquer forma. 

2. Desmancha prazeres ou comemoração exagerada

Por ter ciúme do sucesso de quem o rodeia, a pessoa invejosa tem tendência a estragar o momento de felicidade menosprezando a conquista, por maior que seja. Ou ocorre o oposto: partilha um êxito com o invejoso, mas nota que a comemoração é exagerada, ou seja, falsa.

3. Espelho

A inveja é também um tipo distorcido de admiração, ou seja, o indivíduo invejoso entende que alguém é melhor do que ele. Por isso, procura imitar as suas ações, às vezes com pequenas diferenças, mas sempre com o mesmo objetivo. 

4. Críticas

Como necessitam de superar sempre o outro, a opinião do círculo de amigos em comum é extremamente importante. Por esse motivo, podem aproveitar qualquer ocasião para prejudicar a imagem alheia.

5. Exagera nas próprias conquistas

O invejoso sente a necessidade de 'esfregar' na sua cara as suas conquistas. E muitas vezes, não são nada quando comparadas à de terceiros, mas exigem das pessoas a sua volta um reconhecimento exagerado. 

6. Comemora o seu fracasso

Se estiver passando uma fase má, essa pessoa estará do seu lado. Pode inclusive prometer que vai ajudar, mas não o fará. Geralmente se mantém por perto, pois gosta de vê-lo como 'inferior', e irá aproveitar para prejudicar ainda mais a sua auto-estima, fazendo com que ache impossível resolver os seus problemas.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório