Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Tomate pode melhorar a qualidade do esperma

Segundo um estudo a qualidade do esperma pode ser melhorada com um simples suplemento que contém um composto encontrado nos tomates

Tomate pode melhorar a qualidade do esperma
Notícias ao Minuto Brasil

00:15 - 26/10/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Alimentação e Saúde

No que diz respeito à infertilidade, aproximadamente 40 a 50 por cento dos casos são provenientes do parceiro masculino. Uma equipe de investigadores da Universidade de Sheffield, no Reino Unido, descobriu que o licopeno, um composto encontrado nos tomates, melhora a qualidade dos espermatozóides. 

O estudo concluiu que aqueles que tomavam suplemento de licopeno, não só  tinham quase 40% a mais de espermatozóides, como estes eram mais rápidos. 

"Realmente, não esperávamos que no final do estudo houvesse alguma diferença no esperma dos homens que tomaram o comprimido em comparação com aqueles que tomaram o placebo. Quando analisamos os resultados, quase caí da cadeira", disse Allan Pacey, professor de reprodução andrológica e chefe do departamento de oncologia e metabolismo da Universidade de Sheffield.

A descoberta pode ser significativa para os tratamentos relacionados com a  fertilidade, pois a qualidade do esperma pode ser melhorada com um simples suplemento dietético de licopeno.

O estudo de 12 semanas desenvolvido por Liz Williams, especialista em nutrição humana da Universidade de Sheffield, envolveu 60 voluntários saudáveis entre 19 e 30 anos. Metade tomou suplementos de licopeno e a outra metade tomou um placebo idêntico.

Publicado no European Journal of Nutrition, este foi o primeiro estudo que avaliou o efeito do licopeno na qualidade do esperma.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório