Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Uma em cada quatro pessoas no mundo poderá ter AVC ao longo da vida

Dia Mundial de Combate ao AVC (29/10) chama atenção da população à prevenção da doença cerebral

Uma em cada quatro pessoas no mundo poderá ter AVC ao longo da vida
Notícias ao Minuto Brasil

12:00 - 28/10/19 por Notícias Ao Minuto Brasil

Lifestyle Alerta

Segunda causa de morte no mundo e também no Brasil, o AVC (Acidente Vascular Cerebral) pode acontecer com qualquer pessoa, em qualquer idade. O alento para a população é que há prevenção. Segundo a Organização Mundial em AVC (World Stroke Organization - WSO), esse cuidado pode evitar 90% dos casos. O AVC ocorre quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea.

Paulo Pereira Christo, neurologista da Unimed-BH, explica que conhecer os próprios fatores de risco são fundamentais para prevenir o AVC. “Hipertensão arterial, diabetes, colesterol alto e fibrilação atrial (subtipo de arritmia cardíaca) são algumas das condições a serem verificadas.” Além delas, ser fisicamente ativo praticando atividades regulares, manter uma dieta saudável, limitar o consumo de álcool e evitar o cigarro, também são hábitos que minimizam os riscos da doença, de acordo com o especialista. “Fumar está fortemente relacionado ao risco para AVC. Mesmo o uso de quantidade pequena de cigarros, cachimbo ou charuto, associa-se ao risco aumentado. Se você fuma, procure ajuda para parar agora e aprenda a reconhecer os sinais de alerta de um AVC”, avisa.

Este ano, a campanha do Dia Mundial de Combate ao AVC, celebrado em 29 de outubro, trata exatamente da prevenção. Com o mote “Não Deixe que seja Você”, a iniciativa visa aumentar a conscientização sobre o risco individual de AVC e instruir ao máximo a população com informações e ferramentas de atenção que podem evitar mortes e sequelas.  “A justificativa do tema partiu de uma análise recente da Organização Mundial de AVC sobre o ônus global da doença, que mostra que o risco de AVC ao longo da vida aumentou. Agora é de uma para cada quatro pessoas. Dados do estudo Interstroke, que mostraram que cerca de 90% dos AVCs são associados a um pequeno número de fatores de risco facilmente abordados, também contribuíram para a escolha do tema”, esclarece Christo.

Conforme a Organização Mundial em AVC, a cada ano, 13,7 milhões de pessoas têm um AVC no mundo, 5,5 milhões morrem, e atualmente, existem 80 milhões de sobreviventes de AVC.

Sobre sequelas neurológicas, o médico ressalta que o tratamento precoce pode diminui-las, dependendo da área atingida e da extensão. “Elas podem ser uma fraqueza ou formigamento na face, no braço ou na perna, especialmente em um lado do corpo; confusão, alteração da fala ou compreensão; alteração na visão (em um ou ambos os olhos); alteração do equilíbrio, coordenação, tontura ou alteração no andar.”

E quando o AVC ocorre, como agir? O neurologista esclarece que o paciente deve ser levado o mais breve possível ao hospital. “Importante observar, checar e anotar a hora em que os primeiros sintomas apareceram. Se houver rapidez no atendimento, em até 4,5 horas do início dos sintomas, um medicamento que dissolve o coágulo pode ser dado aos pacientes com AVC isquêmico, tipo mais comum. O procedimento diminui a chance de sequelas”, relata.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório