Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Doze alimentos com mais potássio do que a banana

O nutriente é fundamental para a saúde muscular, óssea, nervosa e circulatória

Doze alimentos com mais potássio do que a banana
Notícias ao Minuto Brasil

12:30 - 16/11/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Potássio

O potássio é um mineral essencial para a vida humana. Por ter uma ação ativa na saúde muscular, óssea, nervosa e circulatória, o potássio é um dos protagonistas na prevenção de doenças cardiovasculares e ainda um dos principais impulsionadores de uma melhor saúde mental.

Este mineral é ainda responsável por manter a regulação do organismo, mas também ajuda a controlar o peso. Aliviar as dores, combater o stress e ansiedade, equilibrar os níveis de fluidos e estimular o uso de cálcio são outras das suas funções. 

Para quem pensa na banana como a principal fonte de potássio, engana-se. Apesar da fruta ser um dos alimentos com maior teor do mineral (422 mg por unidade média), alimentos como a batata doce também são uma excelente fonte de potássio (uma vez que uma unidade de tamanho médio oferece 542 mg deste mineral, cerca de 12% da dose diária recomendada - que é de 4,700 mg por adulto saudável), segundo a revista Prevention. 

Já a batata tradicional oferece 941 mg de potássio e o molho de tomate (preferencialmente caseiro) equivale a 728 mg (quantidade por chávena). 

No leque de alimentos com mais potássio do que a banana estão ainda a melancia (641 mg em duas fatias), espinafres congelados (540 mg por chávena), a beterraba (518 mg por chávena) e o feijão preto (739 mg por chávena). O atum em lata, por sua vez, oferece 487 mg e o edamame cerca de 676 mg por xícara.

A abóbora-manteiga é também uma excelente fonte de potássio, bastando uma chávena deste alimento para oferecer 582 mg do mineral. Para quem pretende comer um snack saudável e com bons níveis de potássio, o iogurte é uma ótima opção, uma vez que a versão natural sem açúcar e sem sabores contém 573 mg de potássio.

E qual a melhor fonte de potássio de todas? O feijão branco. Segundo a publicação uma simples chávena desta leguminosa cozida oferece nada mais, nada menos do que 1,189 mg do mineral.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório