Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Cinco dicas para voltar às atividades físicas no Verão

Confira as dicas da educadora física e terapeuta cadeista Djanira de Paula

Cinco dicas para voltar às atividades físicas no Verão
Notícias ao Minuto Brasil

09:00 - 18/11/19 por Notícias Ao Minuto Brasil

Lifestyle Dicas

A estação mais quente do ano está chegando e, consequentemente, a vontade de muitos brasileiros em praticar exercícios físicos também. Muitas pessoas preferem o clima mais ensolarado para começar a suar a camisa.

Pensando nisso, falamos com a educadora física e terapeuta cadeista Djanira de Paula deu algumas dicas de como preparar as articulações para as atividades no verão, já que muitos estão parados há algum tempo e são necessários alguns cuidados para não exagerar ou lesionar o músculo. Vamos lá!

Esteja hidratado: é necessário tomar bastante água, alterne com sucos e água de coco. Esteja sempre com uma garrafinha para reabastecer e não ficar muito tempo sem a hidratação.

Na moda com saúde: escolha roupas leves com um tecido que favoreça a transpiração. Uma boa é usar bermuda, top e camiseta e não esqueça de usar um chapéu ou boné.

Atenção com os pés: use um tênis macio, leve e firme no pé. Se estiver na areia ou grama, é bom fazer caminhadas leves e descalço. Essas superfícies macias são excelentes para aliviar as tensões na planta dos pés e serve também como um exercício de preparação para caminhada ou corrida.

Comece em um ritmo leve: seja qual for a opção da atividade física para aquele que está parado há muito tempo, o ideal é começar de forma leve. No seu ritmo de conforto respiratório e muscular. Uma forma de mensurar se você está exagerando é, por exemplo, em uma caminhada, ser capaz de conversar com o companheiro ou se teste tentando cantarolar uma música. Se for difícil, melhor reduzir o ritmo para ir obtendo ganhos aos poucos.

Normalmente, quando você estiver passando do seu limite, a musculatura e as articulações dão sinais, como dores, pontadas, travas e queimação. Eles devem ser respeitados.

Siga o protocolo médico: Se você possui alguma doença crônica, se existe algum incômodo, dor articular ou muscular, ou se está sedentário por mais de 6 meses, o ideal, antes de iniciar alguma atividade física, é consultar seu médico. Estando liberado, busque orientação do profissional de Educação Física para a melhor indicação dentro das suas necessidades e objetivos. Respeite sua individualidade e escolha a melhor atividade para manter uma rotina que possibilite alcançar os resultados pretendidos. Para isso, deverá, acima de tudo, sentir prazer no ambiente e no esforço muscular imposto.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório