Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Nutricionista dá cinco motivos para comer um prato de massa sem culpa

Nutricionista garante que o alimento é sinónimo de saúde

Nutricionista dá cinco motivos para comer um prato de massa sem culpa
Notícias ao Minuto Brasil

20:45 - 19/11/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Hidratos de carbono

Pode ser esparguete, penne, fusilli, talharim, conchiglione, farfalle, entre tantos outros formatos. Não importa qual o tipo ou a combinação do molho, uma coisa é certa: um belo prato de massa é uma das refeições favoritas de muitas famílias. 

1. Massa não engorda.  Um dos maiores enganos sobre o alimento é que engorda por ser rico em carboidratos. Considerando que a alimentação diária é dividida em cinco refeições – café da manhã, lanche matinal, almoço, lanche e jantar – uma porção de massa, equivalente a quatro colheres de sopa (105g), pode estar presente ao almoço ou ao jantar e fornece aproximadamente 180kcal. Os acompanhamentos consumidos com a massa é que podem acrescentar muitas calorias, portanto, é importante ficar atento ao tipo de molho utilizado. Evite os que são à base de queijo e natas, e ao invés prefira os molhos de tomate.

2. É sinônimo de saúde. A massa é fonte de hidratos de carbono e deve fazer parte de uma dieta equilibrada. Segundo recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), entre 55% a 75% do total de calorias ingeridas diariamente devem ser provenientes de carboidratos, ou seja, de cinco a seis porções diárias.

3. Faz parte da dieta equilibrada. A massa é o aliado perfeito para ingerir uma alimentação equilibrada, como legumes e verduras. Está frio? Coloque a massa na sopa de legumes juntamente com uma proteína magra e aproveite a refeição. Está calor e não gosta de comida quente? Uma salada à base de massa com frango desfiado também é muito saborosa. Transforme-se num chef, use a criatividade e crie a sua própria receita.

4. É fonte de energia.  Os hidratos são a principal fonte de energia para o organismo humano em todas as fases da vida. Para quem pratica exercício físico, recomenda-se o consumo de massa antes e após os treinos para dar força ou repor o gasto calórico.

5. Massa integral contribui para saciedade e reduz risco de doenças.A massa integral tem as mesmas calorias que a tradicional. O lado bom é que, pelo fato de possuir fibras, contribui para uma maior saciedade, atenuando assim a sensação de fome por mais tempo. Além disso, a ingestão diária de fibras ajuda a reduzir o risco de câncer da mama e de próstata, diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório