Meteorologia

  • 13 DEZEMBRO 2019
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Medir a pressão arterial com uma selfie? Sim, é possível

Software desenvolvido por cientistas reconhece o fluxo sanguíneo - resultado dos sensores ópticos instalados no celular

Medir a pressão arterial com uma selfie? Sim, é possível
Notícias ao Minuto Brasil

12:50 - 25/11/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Controlar a hipertensão

Fazer vídeos no formato de selfie no smartphone pode em breve servir para muito mais do que compartilhar momentos marcantes e poses sensuais nas redes sociais. Através de um software instalado em um iPhone, cientistas conseguiram medir a pressão arterial de 1328 adultos chineses e canadenses.

O sistema desenvolvido pelos investigadores é capaz de detectar mudanças sanguíneas graças à capacidade de reconhecimento facial. O software reconhece o fluxo sanguíneo devido a sensores ópticos instalados no smartphone. 

Com a tecnologia, foi possível prever a pressão arterial sistólica (o maior da medição) com 95% de certeza e a pressão diastólica (menor valor) com 96% de precisão.

Ainda assim, até ao momento a inovação ainda poderá necessitar de algum trabalho extra, já que nenhum dos participantes do estudo tinha pele escura ou sofria de pressão alta – o que também pode interferir na eficácia das medições se forem feitas com a população em geral. 

A esperança é que a tecnologia seja aprimorada aos poucos para que possa ajudar principalmente pessoas com pressão alta. “Se estudos futuros confirmarem os nossos resultados e mostrarem que este método pode ser usado para medir pressões sanguíneas que são altas e baixas, teremos uma opção sem contato e não invasiva para monitorar a pressão sanguínea”, afirmou em comunicado, o investigador Kang Lee, da Universidade de Toronto, no Canadá.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório