Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Três benefícios de utilizar bicarbonato de sódio no cabelo

O uso de bicarbonato no cabelo ganhou destaque com a ascensão do método 'low poo', que basicamente consiste em lavar o cabelo com produtos menos agressivos para o cabelo

Três benefícios de utilizar bicarbonato de sódio no cabelo
Notícias ao Minuto Brasil

19:15 - 02/12/19 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle Beleza do cabelo

Vários relatos indicam que o bicarbonato de sódio aplicado no cabelo pode substituir os shampoos comerciais, sendo capaz de remover os resíduos, reduzir a oleosidade além de deixar os fios mais suaves e brilhantes.

Eis os benefícios, de acordo com a revista Cosmopolitan, de usar o bicarbonato nos fios

Bicarbonato de sódio no cabelo

O bicarbonato de sódio tem diversas aplicações na culinária, na pele e até mesmo no alívio de algumas condições de saúde como a azia. Mais um uso que está a ganhar cada vez mais destaque é a sua aplicação no cabelo para promover uma limpeza profunda nos fios sem a necessidade de shampoo agressivos e repletos de compostos químicos derivados do petróleo.

Apesar de muitos relatos de que o bicarbonato pode realmente ajudar a deixar os cabelos mais limpos, os médicos ainda não sabem se trata realmente de uma prática saudável para os fios e para o couro cabeludo devido à escassez de evidências científicas.

Possíveis benefícios do bicarbonato de sódio no cabelo

1. Controle da oleosidade e limpeza

Quando dissolvido em água, o bicarbonato de sódio pode ajudar na redução da oleosidade e na remoção de resíduos de shampoo, amaciadores e cremes do couro cabeludo. O resultado é um cabelo mais limpo, macio e brilhante.

2. Ação esfoliante

O bicarbonato em pó aplicado no cabelo pode atuar como um agente esfoliante que ajuda a eliminar células mortas do couro cabeludo.

3. Natural

Os adeptos da técnica 'low poo' podem beneficiar do uso do bicarbonato de sódio já que, além de ser mais barato, o bicarbonato não contém aditivos derivados do petróleo como a maioria dos shampoo comercializados nas grandes superfícies. 

Como usar

– Bicarbonato em pó

O bicarbonato de sódio em pó é muitas vezes utilizado como uma espécie de shampoo seco para esfoliar o couro cabeludo, removendo o excesso de oleosidade e de células mortas.

No entanto, o bicarbonato de sódio é abrasivo e pode deixar tanto os cabelos quanto o couro cabeludo secos e é melhor evitar usá-lo sozinho, principalmente se o cabelo já for naturalmente seco ou quebradiço.

– Bicarbonato no shampoo

Algumas pessoas adicionam bicarbonato ao shampoo para minimizar o ressecamento. Ao usar o bicarbonato juntamente com o shampoo, tanto pessoas com cabelos oleosos quanto com cabelos secos podem usar o produto.

Porém, as pessoas com o cabelo mais seco devem enxaguar bem os fios e passar um bom amaciador ou óleo de coco no cabelo, por exemplo, para hidratar bem o couro cabeludo e evitar a secura excessiva que pode ser provocada pelo bicarbonato.

– Bicarbonato e vinagre de maçã

Logo depois de lavar o cabelo com bicarbonato de sódio, há quem enxague os fios com vinagre de maçã no cabelo. A justificativa é que o pH elevado do bicarbonato de sódio seria neutralizado pela acidez do vinagre, o que deixaria o pH do couro cabeludo mais próximo do pH natural.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório