Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Estudo diz que canabis aumenta a vontade de praticar exercício

Estudo parece quebrar o estereotipo associado ao consumo de marijuana

Estudo diz que canabis aumenta a vontade de praticar exercício
Notícias ao Minuto Brasil

07:20 - 06/12/19 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle Drogas e exercício

De acordo com uma pesquisa publicada no periódico científico Frontiers in Public Health, quem fuma canabis ou marijuana está mais propenso a praticar frequentemente exercício físico. 

Os pesquisadores entrevistaram 600 adultos que fumavam regularmente a substância e que moravam em estados dos Estados Unidos onde o uso da planta é legal. São eles: Colorado, Califórnia, Nevada, Oregon e Washington. As questões abordavam o uso de canabis e exercício, e se ao consumir marijuana, sentiam que os seus treinos eram afetados e como achavam que isso influenciava a motivação e a recuperação do exercício.

Resultados

Segundo os resultados, mais de 50% dos usuários de cannabis disseram que a erva os motivava a se exercitarem. Cerca de 80% dos entrevistados também afirmaram que fumam antes ou depois de se exercitar. Além disso, 70% relataram que o uso de maconha aumentava o prazer que sentiam durante os treinos, enquanto quase 80% sentiam que a erva melhorava sua recuperação pós treino. Porém, apenas cerca de 35% consideraram que ela realmente melhorava o seu desempenho nos exercícios.

Afinal, a marijuana pode aumentar o desejo de praticar atividade física?

“Há um estereótipo de que o uso de canabis leva as pessoas a serem mais preguiçosas e não ativas fisicamente, mas esses dados sugerem que esse não é o caso”, escreveu a autora Angela Bryan, professora do Departamento de Psicologia e Neurociência do Instituto de Ciência Cognitiva.

Segundo a coautora do estudo Arielle Gillman, ex-aluna de doutorado na Universidade do Colorado “há evidências que sugerem que certos canabinoides amortecem a percepção da dor, e também sabemos que os receptores ligados à canabis no cérebro são muito semelhantes aos receptores que são ativados naturalmente durante a atividade física". 

No entanto, os resultados do novo estudo são ainda limitados por serem autoavaliações de voluntários selecionados e que vivem em estados onde a marijuana é legalizada. “Os estados que legalizaram a canabis também são aqueles notoriamente mais ativos fisicamente”, afirma a co-autora num comunicado.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório