Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Você sabe qual o horário ideal para tomar o café da manhã?

Saiba a importância de tomar o café da manhã

Você sabe qual o horário ideal para tomar o café da manhã?
Notícias ao Minuto Brasil

07:00 - 09/12/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Refeição

Já teve duvidas sobre qual é o melhor horário para tomar o café da manhã? De fato, saber quando comer essa refeição é realmente complicado – porém bastante relevante. "O horário em que come é tão importante quanto aquilo que escolhe comer", explica Theresa Shank, nutricionista em Filadélfia, nos Estados Unidos.

Shank recomenda que se alimente até duas horas após acordar. “Comer dentro desta janela define o ritmo de um apetite saudável e estabiliza o açúcar no sangue durante todo o dia”, diz. Quando o açúcar no sangue fica fora de sintonia, muitas vezes desencadeia o desejo, apetite e excesso de vontade de comida.

Adicionalmente, o café da manhã ajuda a impulsionar o metabolismo. “Uma vez que estamos acordados, os nossos corpos necessitam de acelerar e de sair do estado de jejum”, acrescenta. 

Por exemplo: se comer uma torrada pequena antes da academia o deixa com dores de estômago no meio da aula de spinning, então é melhor esperar para depois da aula. Se terminar a musculação com o estômago vazio lhe dá tonturas, então deverá comer antes da prática. Uma boa opção é apostar em metade de uma banana, por exemplo. “Em geral, é uma boa ideia comer dentro de uma a duas horas antes ou depois do treino”, completa Theresa.

Mas detesto tomar o café da manhã

Ainda assim é imperativo para a saúde comer alguma coisa. Abster-se da primeira refeição do dia está associado a um aumento do risco de diabetes tipo 2. E pular o café da manhã em geral pode causar níveis mais baixos de açúcar no sangue e um metabolismo mais lento. 

“Beba um copo de água quando acordar para hidratar”, diz a nutricionista. Depois, aposte em algo fácil. Um iogurte grego, ovo cozido ou um pedaço de fruta podem ser boas opções. “Comer alguma coisa, mesmo que seja pequena, ajudará o corpo a adaptar-se pouco a pouco à ideia de comer de manhã”, salienta Shank. Isso, consequentemente, fará com que a refeição se torne eventualmente uma rotina.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório