Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Quatro passos para ser mais produtivo e se sentir menos cansado

Estamos trabalhando mais, por mais horas e com menos equilíbrio entre tempo de lazer e labora

Quatro passos para ser mais produtivo e se sentir menos cansado
Notícias ao Minuto Brasil

16:30 - 14/12/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Dica

Emails e redes sociais disponíveis 24 horas por dia no telemóvel deveriam - pelo menos em teoria - melhorar o rendimento, correto? Errado. Ao invés, acabam por causar o efeito contrário em quem exagera.Estamos trabalhando mais, por mais horas e com menos equilíbrio entre tempo de lazer e labora. Mas, não é por isso que estamos mais produtivos. Um estudo da RescueTime, empresa de software de gerenciamento de tempo, analisou 185 milhões de horas computadas pelos seus utilizadores e identificou que os trabalhadores têm, em média, somente duas horas e 48 minutos de tempo produtivo por dia, embora trabalhem pelo menos uma hora fora do escritório em quase metade dos fins de semana do ano.

“Há 30 anos, uma jornada de trabalho típica tinha oito horas por dia, das 9h às 17h, e a pessoa estava livre antes e depois”, diz Larry Rosen, professor emérito do departamento de Psicologia da Universidade do Estado da Califórnia, nos Estados Unidos, que pesquisa os efeitos da tecnologia na produtividade. “Desde a introdução dos telemóveis, essa separação desapareceu e a tecnologia trouxe tarefas adicionais, como verificar emails e redes sociais". 

E não são poucas vezes: segundo a RescueTime, as pessoas verificam emails e apps de mensagens a cada seis minutos. E, a cada interrupção dessas, são necessários cerca de 20 minutos para recuperar o estado de foco inicial.

Entre os millennials, a situação é pior. Um estudo da Adobe mostra que, ao contrário do estereótipo de que a dita geração passa o tempo todo nas redes sociais ou a enviar mensagens de texto, os millennials são quem mais utilizam o email fora do trabalho: é comum responder pelo smartphone inclusive da cama (70%), da casa-de-banho (57%) e enquanto conduz (27%).

A importância do descanso

Tão importante quanto manter o foco durante uma tarefa é fazer pequenos intervalos. Há estudos, como um realizado pelo Instituto de Pesquisa do Exército dos Estados Unidos, que mostram que as pessoas mantêm o foco e a energia por mais tempo se fizerem pausas de 15 a 20 minutos para cada 90 minutos trabalhados.

“A ideia é respirar e relaxar. Experimente dar uma volta na rua, ou mesmo dentro do escritório, para dar um descanso ao corpo”, explica Larry Rosen, autor do livro 'The Distracted Mind: Ancient Brains in a High-Tech World', escrito em parceria com o neurocientista norte-americano Adam Gazzaley.

Para começar

Está difícil conseguir concentrar-se e produzir? Experimente colocar em prática estas quatro dicas:

Passo 1

Durma bem, dizem os investigadores. O seu dia será improdutivo sem as oito horas de sono necessárias. Para seguir uma rotina produtiva, não há atalhos.

Passo 2

Faça uma lista com as prioridades do dia por ordem de importância e pense durante alguns minutos como se vai dedicas a cada uma. Se ocorrerem imprevistos, será mais fácil decidir o que fica de lado.

Passo 3

Feito o planeamento, vá para um ambiente com o menos possível de distrações — por exemplo, fique longe de televisões, pessoas barulhentas e espaços com uma grande oferta de comida.

Passo 4

Estabeleça momentos para verificar as redes sociais e mensagens - por exemplo, comprometa-se a espreitar o email de duas em duas horas. 

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório