Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Psicóloga dá sete dicas chave para ter um Natal mais calmo

A receita certa para um Natal único

Psicóloga dá sete dicas chave para ter um Natal mais calmo
Notícias ao Minuto Brasil

11:20 - 21/12/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle A loucura do Natal

A psicóloga clínica, Vera de Melo, desvenda a receita certa para usufruir ao máximo desta época.

200 g de descontração. Simplifique, não queira controlar e prever tudo, assegure apenas o mais importante. Se algo não correr tão bem, minimize e veja o lado positivo, afinal é a altura mais mágica do ano. Foque-se no essencial e não no acessório.

250 g de flexibilidade. Minimize e não seja rígido, cada natal é único e repleto de magia. Aceite o ponto de vista dos outros e admita outras possibilidades. Não se confunda e junte a comparação, a sua tonalidade é muito parecida com a flexibilidade e pode estragar toda a receita.  Deixe de comparar o seu natal com o do vizinho, colega, o dos anos anteriores ou até mesmo o das séries de sonho da televisão. Aproveite e usufrua do seu, viva-o e aproveite cada momento.

200 g de imaginação. Identifique atividades diferentes que possa fazer durante o Natal com a sua família, atividades que permitam reforçar os laços que vos unem e fomentar o sentimento de pertença. Aproveite o tempo livre para o rentabilizar e criar memórias futuras. Crie atividades que permitam que todos se alheiem do mundo online durante algumas horas, todos vão ficar surpreendidos com os efeitos.

150 g de alegria e a boa disposição. A pior coisa que pode fazer num Natal em família é refugiar-se num canto, desejando que tudo acabe para ir para a sua casa.  O Natal não vai passar mais depressa, nem a família se vai embora só porque não está nos seus melhores dias, nem com o melhor humor. Em vez disso, aproveite para se divertir: ponha a conversa em dia com aqueles familiares que já não vê há muito tempo, brinque com as crianças, tire fotografias – viva! Aproveite para despertar o seu lado mais infantil e usufrua do momento.

100 g de atitude positiva. Acredite que o Natal vai ser uma experiência positiva, um momento bem passado, único, repleto de situações interessantes. Não se deixe levar por pensamentos derrotistas ou negativos.  Se sabe que vai ter de conviver com aqueles familiares que estão sempre a bombardeá-lo com as mesmas perguntas ou as mesmas piadas, prepare as respostas com antecedência. Ao prever as situações que possa encontrar, está a encontrar estratégias para com elas lidar, evitando sentir-se desprotegido e sem resposta. No entanto, não sofra por antecipação. O Natal é diversão, não tensão.

500 g de gratidão. Aproveite para parar, relaxar e observar bem tudo aquilo que se passa à sua volta: a forma como as crianças  brincam com os presentes novos, as interações ao jantar, a família … e aproveite para refletir sobre tudo aquilo que de bom tem na vida, tudo aquilo pelo qual é grato e agradeça.

No final, misture todos os ingredientes de forma consistente e de forma a envolvê-los, formando uma mistura homogénea. Para terminar, junte uma pitada, ou várias conforme o gosto, de amor. Este ingrediente secreto vai dar um toque especial à sua receita e vai fazer toda a diferença.

Feliz Natal!

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório