Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Ansiedade: Quatro recomendações para combater o transtorno

Confira o que os especialistas aconselham para aplacar as crises de ansiedade

Notícias ao Minuto Brasil

14:15 - 21/12/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Ansiedade

A ansiedade é uma emoção caracterizada por sentimentos de tensão, preocupação, insegurança, normalmente acompanhados por alterações físicas como o aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca, sudação, secura da boca, tremores e tonturas, segundo informações disponibilizadas pela rede de hospitais CUF.

A CUF aponta que existem diferentes formas de ansiedade, cada uma delas com sintomas diferentes, sendo as principais as seguintes:

- doença obsessiva compulsiva;

- stress pós-traumático;

- pânico;

- agorafobia o ansiedade generalizada o ansiedade social o ansiedade da separação. 

Eis, de acordo com a revista Galileu, quatro recomendações para ajudar a combater a ansiedade:

1. Meditação ou mindfulness Não importa o nome da técnica, desde que foque a atenção em estímulos simples como controlar a respiração, fazer um auto avaliação do corpo ou focar-se nos sons ao seu redor. Tudo isso contribui para afastar pensamentos ansiogénicos.

2. Aceitação Nos últimos anos, as abordagens no tratamento dos transtornos concentram-se também em aceitar os sintomas e não sofrer por estar a sofrer. Apesar do estigma com a saúde mental estar a diminuir na sociedade, a verdade é que ainda atrapalha na aceitação da condição e compromete a recuperação dos pacientes.

3. Acompanhamento psicológico Das terapias que os especialistas costumam indicar para quem sofre de ansiedade, a cognitiva comportamental é a mais frequentemente recomendada. O tratamento incide em interromper comportamentos ansiosos, o que gera mais resultados positivos.

4. Atividade física Praticar desportos de equipa ou exercício físico estimula a libertação de substâncias que ajudam na regulação do organismo e contribuem para a sensação de relaxamento. Por isso, os médicos recomendam o exercício como forma de fazer o próprio corpo produzir o 'remédio' de que necessitamos para sentir prazer.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório