Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Muito glúten nos primeiros anos de vida aumenta risco de intolerância

Um estudo sugere que comer glúten a níveis acima do normal durante os primeiros cinco anos de vida pode aumentar a probabilidade de desenvolver doença celíaca

Muito glúten nos primeiros anos de vida aumenta risco de intolerância
Notícias ao Minuto Brasil

12:40 - 05/01/20 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Saúde

Estudo sugere que comer glúten a níveis acima do normal durante os primeiros cinco anos de vida pode aumentar a probabilidade de uma criança desenvolver doença celíaca.Um estudo publicado na revista JAMA sugere que comer glúten a níveis acima do normal durante os primeiros cinco anos de vida pode aumentar a probabilidade de uma criança desenvolver doença celíaca, um distúrbio digestivo que danifica o intestino delgado.

Os investigadores avaliaram mais de 6.600 recém-nascidos nos Estados Unidos, Finlândia, Alemanha e Suécia, nascidos entre 2004 e 2010. Todas as crianças eram portadoras de um genótipo associado ao diabetes tipo 1 e à doença celíaca. A cada poucos meses, os autores do estudo registavam a ingestão de glúten das crianças até os cinco anos de idade e comparavam os níveis com as quantidades de referência da ingestão de glúten em crianças saudáveis.

Ao longo do estudo, 1.216 das crianças - quase 20% - desenvolveram autoimunidade à doença celíaca, o primeiro sinal da resposta negativa do organismo à proteína, disse a autora do estudo, Carin Andrén Aronsson, citada pela CNN. Outros 450 participantes desenvolveram doença celíaca, cerca de 7%. A maioria dos diagnósticos ocorreu entre as idades de 2 e 3 anos.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório