Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Osteoporose: pesquisadores descobrem novo fator de risco

A osteoporose é uma condição caracterizada pela diminuição da densidade óssea.

Osteoporose: pesquisadores descobrem novo fator de risco
Notícias ao Minuto Brasil

22:00 - 07/01/20 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Saúde

A osteoporose afeta milhões de pessoas em todo o mundo e caracteriza-se pela diminuição da densidade óssea, que torna os ossos frágeis e quebradiços. Alguns fatores de risco são inevitáveis, como é o caso do envelhecimento, e a doença tende a afetar indivíduos mais velhos, principalmente mulheres. 

À medida que as pesquisas sobre causas e estratégias de prevenção continuam, são descobertos novos possíveis fatores de risco. Um novo estudo liderado pelo Instituto de Barcelona para a Saúde Global - cujas descobertas estão publicadas no JAMA Network Open - sugere que a má qualidade do ar está associada a uma menor densidade óssea entre as populações envelhecidas.

Para chegar a esta conclusão, os pesquisadores analisaram dados sobre a saúde óssea e as condições de vida de 3717 participantes, incluindo 1711 mulheres, de 28 aldeias nas proximidades da cidade de Hyderabad, na Índia.

No espaço de três anos verificou-se uma clara perda de massa óssea devido, essencialmente, às partículas que provêm, por exemplo, de escapes de carros. Essas partículas permanecem no ar durante muito tempo e infiltram-se no corpo humano através dos pulmões. A inalação dessas partículas contaminantes, provoca estresse oxidativo e gera inflamações. 

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório