Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Conheça cinco benefícios do vinho para a saúde

Há vários séculos que o vinho é ingerido pelo ser humano para tratar diversos problemas de saúde (e certamente também pelo seu sabor!)

Conheça cinco benefícios do vinho para a saúde
Notícias ao Minuto Brasil

14:30 - 08/01/20 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Bem Estar

Vários povos da antiguidade elegeram o vinho como o verdadeiro elixir de excelência. Segundo a revista Women’s Health, egípcios, romanos, gregos e cristãos já consumiam vinho com o intuito de tratar e atenuar inúmeras condições de saúde.

Veja, segundo a Women’s Health, sete efeitos positivos do vinho no organismo:

Faz bem ao coração

Organizações como a American Heart Association e a European Society of Cardiology afirmam que o vinho pode ajudar a proteger contra o aparecimento de doenças cardíacas. “Os polifenóis aumentam os níveis de colesterol HDL (o bom) e diminuem o LDL (o mau), além de dificultarem a formação de coágulos, responsáveis pela incidência de ataques cardíacos e AVCs”, afirma à revista o cardiologista Jairo Monson de Souza Filho, autor do livro ‘Vinho é Saúde! – 50 respostas para entender por que a bebida de Baco pode fazer bem’. Os polifenóis fortalecem as paredes das artérias, o que reduz a pressão arterial e a gordura nos vasos sanguíneos.

Rejuvenesce o cérebro

Uma pesquisa realizada na Universidade de Reading, no Reino Unido, sugere que três copos de vinho por semana melhoram a memória, e outro estudo, da Università di Milano, em Itália, constatou que o hábito ativa uma enzima que protege os neurônios e desenvolve as sinapses no hipocampo. O que significa que a bebida pode diminuir a progressão de doenças neurológicas degenerativas, como demência e Alzheimer.

Previne vários tipos de câncer

Diversos estudos detectaram correlações entre o consumo moderado de vinho e a prevenção do câncer do pulmão, bexiga, próstata, ovários, garganta entre outros. “As células tumorais formam-se devido a uma desorganização interna que descontrola a sua multiplicação genética”, explica a biomédica Caroline Dani, também à Women’s Health. “Ao que tudo indica, os compostos fenólicos conseguem restabelecer a ação dos genes supressores de tumores, controlando a proliferação dessas células”.

Combate a obesidade

Um estudo da Washington State University, nos Estados Unidos, aponta que a substância resveratrol presente no vinho ajuda a transformar a gordura 'branca' em gordura 'bege', sendo esta mais fácil de eliminar. Já um outro estudo da Universidade de Harvard, seguiu  mais de 20 mil mulheres ao longo de 13 anos e apurou que aquelas que bebiam dois copos diários registavam um risco 70% menor de sofrerem de excesso de peso. Mérito do ácido elágico. “Este reduz o crescimento de células de gordura já existentes, além de evitar o crescimento de novas no fígado”, afirma a biomédica. 

Previne a depressão, aumenta a libido e diminui o stress

De acordo com uma pesquisa realizada por investigadores espanhóis da Universidad de Navarra há relação entre pessoas que consumem vinho regularmente e uma baixa incidência de depressão. E outra pesquisa da Università di Firenzi, em Itália, sugere que o vinho pode ser afrodisíaco e aumentar a libido. Tal segundo os especialistas deve-se ao elevado teor de substâncias encontradas no vinho que promovem a produção de serotonina, dopamina e endorfinas. “O consumo moderado mimetiza a produção de hormônios como se o indivíduo tivesse praticando exercício físico”, explica Caroline. O que significa que a bebida simula a sensação de relaxamento e prazer que temos após fazer exercício. 

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório