Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Quatro sinais de alarme que indicam que está numa relação abusiva

Por que por vezes o amor pode ser tóxico

Quatro sinais de alarme que indicam que está numa relação abusiva
Notícias ao Minuto Brasil

15:30 - 11/01/20 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Fique atento

Saber identificar um relacionamento abusivo nem sempre é simples ou óbvio. Por vezes a mulher ou o homem está tão apaixonado pela outra pessoa que não se apercebe ou consegue admitir que a relação está a ser prejudicial para o seu bem-estar emocional e físico. E surgem as justificações mais mirabolantes para comportamentos menos próprios por receio de perder a pessoa amada. 

Tenha muita atenção. O relacionamento abusivo pode começar com atitudes que podem parecer inocentes e gradualmente evoluir para comportamentos tóxicos e violentos.

1. Ciúmes excessivos

O parceiro, ou a parceira, não gosta que socialize com os seus amigos. Sentem ciúmes dos amigos independentemente do gênero e inclusive de familiares. E quando tem coragem para contrariar o amado e estar com os entes queridos, a pessoa liga ou manda mensagens constantemente. 

2. Controlo financeiro

Já não controla o seu dinheiro? Quando quer comprar algo tem que pedir permissão? Ou seja, um dos sinais mais alarmantes de abuso é a gestão total ou quase total dos recursos financeiros da outra pessoa ou do casal. 

3. Manipulação

Seja qual for a conversa ou discussão, você está sempre errado e a sua opinião é invalidada. Mesmo sentindo que as suas ideias têm valor, acaba por sentir que está maluco. Inclusive, é chamado inúmeras vezes de louco. 

4. Invasão de privacidade

A pessoa sabe todas as suas palavras passe das redes sociais e email e controla todas as suas conversas. Não tem privacidade para conversar com amigos e familiares. Mais ainda, também tem as suas senhas da conta do banco e do que quer que seja. 

Caso tenha identificado algum destes sinais de abuso procure ajuda de um profissional, como um psicólogo que poderá ajudá-lo a ultrapassar esta situação. 

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório