Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Quatro coisas surpreendentes que podem afetar os seus sonhos

De certo modo os sonhos e o ato de sonhar ainda estão envolvidos em mistério, inclusive para a ciência

Quatro coisas surpreendentes que podem afetar os seus sonhos
Notícias ao Minuto Brasil

08:30 - 22/01/20 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Mistérios

Há quem acredite, como o psicanalista Sigmund Freud, que os sonhos refletem os nossos desejos mais íntimos e reprimidos pelo nosso consciente, enquanto outros creem que predizem acontecimentos futuros ou que não passam de reminiscências de fantasias misturadas com experiências reais do passado.

Dormir de barriga para baixo provoca sonhos eróticos

Pessoas que dormem de bruços estão mais propensas a terem sonhos eróticos, comparativamente a quem descansa noutra posição. Segundo uma pesquisa, as pessoas que dormem de barriga para baixo tendem a sofrer um pouco de falta de ar durante a noite, e como tal têm uma maior probabilidade de sonhar que estão tendo relações sexuais. Tendem ainda a sonhar que estão amarrados ou a ser dominados durante o ato e ainda a fantasiar que estão a fazer sexo com algum tipo de personalidade famosa.

Os sonhos podem ser compartilhados e também são influenciados pelos genes

Gêmeos idênticos podem, geralmente, ter os mesmos gostos e hábitos, mas os cientistas descobriram que a sua base genética vai ainda mais além.

Um estudo que envolveu cerca de 2.700 gêmeos idênticos e 4.200 gêmeos não idênticos, apurou que o primeiro grupo está duplamente mais predisposto a ter pesadelos frequentes e semelhantes.

Qual é o seu tipo de queijo preferido?

Pode ter alguma dificuldade em 'digerir' esta informação, porém uma pesquisa constatou que o consumo de diferentes tipos de queijos pode afetar os sonhos igualmente de formas diferentes. O queijo contém na sua composição o aminoácido triptofano que contribui para regular o sono e reduzir os níveis de stress.

Um estudo de 2005 realizado pela British Cheese Board apurou que os indivíduos que normalmente comiam queijo cheddar sonhavam mais com celebridades; as pessoas que consumiam queijo Blue (Azul Stilton) tinham mais sonhos bizarros. Já o queijo cheshire proporcionava um sono mais profundo e reparador, muitas vezes sem sonhos. 

As pessoas que comeram Red Lancashire tiveram sonhos nostálgicos sobre amigos, familiares e a infância; e os que ingeriram Azul Lancashire sonharam principalmente com o trabalho.

O campo magnético da Terra causa sonhos perturbadores

O campo magnético da Terra poderá ter um efeito profundo sobre os sonhos. O psicólogo Darren Lipnicki registra os seus sonhos há mais de 13 anos e concluiu que a atividade geomagnética reduzida está por trás de sonhos de caráter mais estranho. Contudo, quando a atividade geomagnética está acima da média, os sonhos tendem a ser mais normais e sensatos.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório