Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Bebês expostos à poluição podem sofrer lesões cerebrais

Crianças com índices elevados de exposição a poluição atmosférica relacionada com o trânsito podem sofrer danos cerebrais graves logo a partir dos 12 anos de idade

Bebês expostos à poluição podem sofrer lesões cerebrais
Notícias ao Minuto Brasil

17:30 - 01/02/20 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Poluição

Um novo estudo alerta que, a partir dos 12 anos, uma área fundamental do cérebro humano, nomeadamente a matéria cinzenta cerebral já apresenta danos provocados pelo ar poluído das grandes cidades.Segundo informações avançadas pela revista Galileu, um estudo realizado por investigadores do Centro Médico do Hospital Infantil de Cincinnati, nos Estados Unidos, apurou que crianças com índices elevados de exposição a poluição atmosférica relacionada com o trânsito – conhecida pela sigla TRAP – podem sofrer danos cerebrais graves logo a partir dos 12 anos de idade.

Para efeitos daquela pesquisa como aponta a Galileu, os cientistas examinaram as imagens de ressonância magnética de 147 crianças, que foram acompanhadas a partir dos seis meses de vida até aos 12 anos com o intuito de entender qual o impacto da TRAP na saúde. 

Durante a experiência, os cientistas avaliaram a qualidade do ar de amostras recolhidas em 27 locais diferentes na cidade de Cincinnati, nas várias estações do ano. As crianças foram examinadas aos 1, 2, 3, 4, 7 e 12 anos de idade.

"Os dados apurados sugerem que onde você mora e o ar que respira podem afetar o desenvolvimento do cérebro. Essa perda pode ser suficiente para influenciar o desenvolvimento de vários processos físicos e mentais ", afirma o autor do estudo Travis Beckwith, investigador do Cincinnati Children.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório