Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Exercício físico tem o mesmo efeito no cérebro que o café

Apenas 20 minutos de exercício são tão bons quanto um café para a nossa memória de trabalho, de acordo com um estudo novo e pioneiro.

Exercício físico tem o mesmo efeito no cérebro que o café
Notícias ao Minuto Brasil

20:45 - 06/02/20 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Saúde

Num novo estudo, publicado no Nature Scientific Reports, os investigadores compararam os efeitos da cafeína e do exercício na memória de trabalho (um componente cognitivo ligado à memória, que permite o armazenamento temporário de informação com capacidade limitada) e concluíram que o exercício pode ser tão bom para a mente quanto para o corpo.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cafeína é uma das “substâncias psicoativas mais amplamente usadas” no mundo. E é verdade que consumir uma dose regular de cafeína pode ter um efeito positivo na saúde. Estudos relacionaram a cafeína a tudo, desde a memória de longo prazo até ao combate de doenças. Mas o excesso pode ter consequências. 

Os efeitos colaterais do excesso de cafeína

  • insônia
  • dor de cabeça
  • aumento da frequência cardíaca
  • ansiedade
  • dor de estômago
  • tremores musculares

Por que o exercício é melhor que o café

Os resultados do estudo mostraram que tanto o exercício quanto a cafeína têm um efeito semelhante. As melhorias na memória de trabalho dos participantes foram equivalentes depois de passarem 20 minutos em uma esteira e consumir uma única dose de cafeína.

O principal argumento deste estudo é que o exercício, com todos os seus benefícios a longo prazo, pode ajudar a melhorar o humor e o foco, tanto quanto a cafeína. As descobertas são ainda mais significativas considerando os efeitos colaterais dos sintomas de excesso e abstinência de cafeína.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório