Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Por que controlar a raiva pode ajudá-lo a viver mais tempo

Alguns de nós reprimem a emoção, enquanto outros tendem a explodir.

Por que controlar a raiva pode ajudá-lo a viver mais tempo
Notícias ao Minuto Brasil

19:00 - 21/02/20 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Longevidade

A raiva não é uma sensação agradável. Alguns de nós reprimem a emoção, enquanto outros tendem a explodir. Ambos os hábitos têm repercussões no seu corpo, mente e relacionamentos.

A raiva é normal

A raiva pode ser saudável. "Muitas pessoas pensam que precisam de se livrar da raiva", diz o psicólogo Patrick Keelan, à The Healthy. "Mas a raiva é uma emoção incorporada a nós para sinalizar que algo precisa ser tratado". 

A verdade é que somos criados para manter as emoções ocultas. Segundo a mesma publicação, cada vez mais pesquisas sugerem que isso pode ter efeitos a longo prazo na nossa saúde.

Pesquisadores da Universidade de Rochester afirmam que pessoas que suprimem as emoções podem morrer mais cedo do que aquelas que são melhores em expressar emoções. Isto porque quando estamos com raiva, são liberadas hormônios do stress, como adrenalina e cortisol, que contribuem para desenvolver uma ampla gama de doenças, incluindo diabetes tipo 2 e depressão.

Ainda assim, a raiva não é uma coisa boa

"A ideia de libertar a raiva por meio de ações agressivas é catastrófica", diz Patrick Keelan. "A ciência indica que, quando demonstramos agressivamente a nossa raiva, ela aumenta de intensidade - e aumenta a probabilidade de ações agressivas no futuro". Isto pode afetar, claro, os relacionamentos com a sua família ou com colegas de trabalho.

E também pode prejudicar sua saúde. O aumento da pressão sanguínea e da frequência cardíaca pode causar stress no sistema cardiovascular.

Gerir emoções fortes

Um método comprovado para lidar com a raiva é falar sobre isso. Imagens cerebrais capturadas pela Universidade da Califórnia mostraram que falar sobre os seus sentimentos poderá, realmente, acalmar a atividade na parte do cérebro que desencadeia a libertação de adrenalina e cortisol. 

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório