Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Conheça quatro alimentos calóricos, mas que ajudam a emagrecer

Será que planejar um regime alimentar ‘matemático’ ajuda a emagrecer?

Conheça quatro alimentos calóricos, mas que ajudam a emagrecer
Notícias ao Minuto Brasil

08:50 - 24/02/20 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Comer para emagrecer

Emagrecer é fácil – quer dizer pelo menos em teoria. Quem está tentando perder peso tem de criar um déficit calórico no organismo, ou seja gastando mais do que consome através da alimentação e da prática de exercício físico. Ainda assim tal não significa que deve planejar um regime alimentar digamos ‘matemático’ conforme explica a revista norte-americana Women’s Health.

Vários estudos já provaram que certos alimentos ricos em calorias e no entanto saudáveis são excelentes opções para emagrecer.

Nesse sentido, a Women’s Health consultou nutricionistas e especialistas que revelaram alguns desses alimentos que sim, são amigos da dieta!

Abacate

“Um terço da fruta possui cerca de 80 calorias, mas oferece à volta de 20 vitaminas e minerais, além de três gramas de fibras”, diz a nutricionista norte-americana Samantha Cassetty, para a publicação. A fruta é ainda abundante em potássio, que contribui para desinchar, e também é rica em gorduras monoinsaturadas. Juntamente com as fibras, essas gorduras atenuam a fome, promovendo a sensação de saciedade. Uma excelente sugestão de comer abacate é combiná-lo com ovos mexidos logo ao café da manhã, segundo sugere Marina Chaparro, da Academy of Nutrition and Dietetics.

Gema do ovo

Optar por comer somente a clara em vez do ovo inteiro pode parecer uma maneira fácil de economizar calorias, mas na verdade tal não vai ajudá-lo a longo prazo a livrar-se dos quilos a mais, destaca a nutricionista norte-americana Laura Shoenfeld. As gemas são riquíssimas em nutrientes essenciais, tais como as vitaminas A, B e K12. “Esses nutrientes auxiliam no funcionamento do metabolismo e na saúde da tiróide, ambos cruciais na perda de peso”, diz Laura.

Laticínios integrais

Esqueça o leite magro! “Pesquisas recentes mostraram que aqueles que consomem laticínios integrais apresentam uma menor taxa de obesidade do que aqueles que optam por versões com pouca ou zero gordura”, explica Laura Shoenfeld. A gordura do leite contém ácido linoleico conjugado, que, os cientistas acreditam, contribui para emagrecer. Adicionalmente, opções de laticínios com gordura extra, como o iogurte grego, aumentam a sensação de saciedade.

Frutos secos

Nozes, amêndoas, avelãs, pistaches, amendoins e outros são extremamente ricos em proteína, fibras e gorduras mono e poli-insaturadas, contribuindo para deixar o estômago saciado por mais tempo. A nutricionista Samantha Cassetty dá uma dica para que não exagere: em vez de comer direto do pacote, fracione as porções, por exemplo, em xícaras pequenas.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório