Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Vinho tinto ajuda a combater a depressão

De acordo com especialistas o resveratrol, substância naturalmente presente na bebida, bloqueia a enzima responsável por controlar o stress no cérebro.

Vinho tinto ajuda a combater a depressão
Notícias ao Minuto Brasil

18:15 - 03/03/20 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle Saúde mental

Sim, é verdade - a ciência apoia a tese que beber um copo de vinho tinto por dia faz bem. Segundo uma nova pesquisa, divulgada pela revista Galileu, o resveratrol, composto vegetal presente nas cascas das uvas, bloqueia uma enzima associada à gestão do stress no cérebro, o que por sua vez impacta diretamente a saúde mental.

O estudo

Os pesquisadores recorreram a ratos para testar como as quantidades de PDE4 estariam relacionadas com ocorrência de depressão e ansiedade. Os dados apurados, de acordo com a Galileu, apontaram que a enzima diminui o monofosfato de adenosina cíclico (molécula mensageira que sinaliza mudanças fisiológicas ao corpo) provocando alterações perceptíveis no cérebro. Todavia, quando o resveratrol estava presente, a substância atuava ao proteger os neurônios, inibindo assim a expressão de PDE4.

Apesar de outras pesquisas já terem identificado os efeitos antidepressivos do resveratrol, ainda não era conhecida a correlação entre o composto com a fosfodiesterase 4 (PDE4), enzima impactada pelo hormônio do stress corticosterona. 

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório