Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Cancêr da próstata e não só: 7 sinais de alarme que jamais pode ignorar

Infelizmente os problemas da próstata são comuns, sobretudo nos homens com mais de 50 anos. E como em todas as doenças - a prevenção é sempre o melhor remédio

Cancêr da próstata e não só: 7 sinais de alarme que jamais pode ignorar
Notícias ao Minuto Brasil

11:10 - 14/03/20 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Próstata

Conforme explica um artigo publicado no site do hospital CUF, a próstata é uma pequena glândula do homem, do tamanho e forma de uma noz. Situa-se abaixo da bexiga e à frente do reto, ao redor da uretra. A sua função é produzir um líquido branco e fluído que faz parte do esperma. Com o avançar da idade, a próstata tende a aumentar de tamanho (não se sabe exatamente porquê) e, quando se torna demasiado grande, pode causar problemas de saúde.

Deverá falar com um médico se identificar alguns destes sinas

- Vontade de urinar com frequência;

- Acordar várias vezes durante a noite para urinar;

- Sangue na urina ou no sêmen;

- Dor ou ardor ao urinar;

- Dor ao ejacular;

- Dor ou rigidez frequente ao nível da zona lombar, ancas, zona pélvica, retal ou coxas;

- Perda involuntária de urina.

Os problemas da próstata mais comuns, segundo a CUF:

Hiperplasia benigna da próstata

Muito comum em homens a partir dos 55 anos, ocorre quando a próstata aumenta de tamanho. A vigilância anual pelo médico assistente poderá ser suficiente; se for necessário tratamento, este poderá passar pela prescrição de medicamentos que ajudem a diminuir o tamanho da glândula ou a relaxar os músculos que lhe estão próximos ou, inclusivamente, pela cirurgia. 

Prostatite bacteriana aguda

Tem na sua origem uma infecção bacteriana e surge repentinamente. Se desenvolver febre, arrepios ou dor em conjunto com os sintomas acima referidos, sobretudo dificuldade em urinar, consulte o seu médico assistente. A maior parte destes casos é tratado com antibióticos e medicamentos para atenuar a dor ou desconforto. 

Prostatite bacteriana crónica

Esta infecção é recorrente: está sempre a aparecer e a desaparecer e pode ser de difícil tratamento; a toma prolongada de antibióticos pode estar indicada. 

Prostatite crónica

Pode causar dor na zona lombar, virilha ou no pênis. O seu tratamento pode envolver a combinação de fármacos, cirurgia e alterações a nível do estilo de vida. 

Cancro da próstata

A probabilidade de se desenvolver cancro da próstata pode ser influenciada por vários fatores: idade (homens com mais de 50 anos têm maior risco) etnia histórico familiar (se o pai ou irmão tiver, o risco é mais elevado) dieta, que quando é rica em gordura aumenta a probabilidade do seu desenvolvimento. 

Dicas para prevenir problemas da próstata

Conforme explica a CUF, até certo ponto, os problemas da próstata estão naturalmente associados ao envelhecimento. Existem, no entanto, algumas estratégias que pode adotar para manter esta glândula mais saudável, tais como:

- Seguir uma dieta rica em fruta e vegetais.

- Comer peixes gordos ricos em ômega-3 e alimentos ricos em gorduras boas, como o abacate, frutos secos e azeitonas.

- Evitar alimentos processados e ricos em açúcar e gordura saturada. Manter-se bem hidratado, bebendo água.

- Beber chá, nomeadamente o verde e o de hibisco, ambos ricos em antioxidantes. É importante, contudo, preferir chás sem cafeína, que pode irritar a próstata e a bexiga.

- Ter uma boa higiene íntima, mantendo os órgãos genitais limpos.

- Praticar exercício físico e controlar o peso.

- Fazer uma boa gestão do stress: o stress  pode levar à contração inconsciente e persistente dos músculos pélvicos, o que, a longo prazo, pode causar problemas a nível da próstata. Experimente terapia, meditação ou exercícios como ioga ou tai chi.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório