Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Covid-19: Sente-se triste ou ansioso com o isolamento? E as crianças?

A OMS elaborou um conjunto de conselhos para lidar com o stress e a ansiedade durante um surto viral - para os adultos e para as crianças.

Covid-19: Sente-se triste ou ansioso com o isolamento? E as crianças?
Notícias ao Minuto Brasil

22:00 - 17/03/20 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle Coronavírus

A população vive, nesta altura e de forma generalizada, um momento de crise com a possibilidade de obrigar ao isolamento - seja em casa ou numa unidade de saúde. Esta realidade, com impacto mais desfavorável para quem está sozinho, levou a Organização Mundial de Saúde (OMS) a lançar um conjunto de linhas de orientação para melhor lidar com stress, a ansiedade e o medo associado a este período.

Não são só os adultos que podem sofrer com esta mudança de rotina. As crianças também reagem - de diferentes formas -, necessitando da atenção redobrada dos pais. Nesse sentido, deixamos abaixo algumas ideias de como ajudar, conforme indicadas pela OMS.

Como lidar com o stress durante o surto viral?

  • Fale com alguém. É normal sentir-se triste, estressado, confuso, assustado ou zangado num período de crise. Contate os seus amigos ou família, nem que seja através das redes sociais. Crie uma rede de apoio, partilhe a sua experiência.
  • Mantenha um estilo de vida saudável. Se precisa ficar em casa, mantenha um estilo de vida saudável: durma bem, coma bem, faça exercício e mantenha contato com os seus amigos e familiares (por telefone, redes sociais ou email).
  • Não fume, não beba. Não recorra ao tabaco, álcool ou drogas para lidar com as suas emoções. Se sentir assoberbado, ligue para um linha de apoio, para o seu médico, para um amigo ou familiar.
  • Informe-se junto a fontes fidedignas. Não confie no que vê no Facebook nem no que ouve e lê no Whatsapp. Procure informação sobre o que está acontecendo junto de fontes oficiais - como a OMS. O alarmismo só irá contribuir para um agravado estado de ansiedade.
  • Não veja a cobertura noticiosa, se se sente preocupado. Limite o tempo que passa vendo as notícias se sente que fica preocupado ou alarmado. Foque-se nas comunicações das autoridades oficiais, veja notícias uma vez por dia.
  • Ocupe o tempo. Se tem um hobbie, algo que gosta muito de fazer, se pode fazer um curso online, ocupe-se com isso.

A Ordem dos Psicólogos de Portugal também lançou um conjunto de conselhos para quem estiver fechado em casa, que vão no mesmo sentido. Pode ver o vídeo abaixo e ler mais aqui.

Como ajudar as crianças a lidar com o estress do surto viral?

  • Esteja atento. Conforme escreve a OMS, as crianças reagem ao estress de formas variadas - mais necessitadas de atenção, mais ansiosas, mais reservadas, mais zangadas, mais agitadas, fazem xixi na cama. Deve mostrar mais apoio, ouvir as suas preocupações e dar mais atenção.
  • Fale com as crianças. Ouça aquilo que têm para dizer, responda com calma e transmita segurança.
  • Deixe-as brincar. Dê oportunidade para que a criança brinque e relaxe.
  • Esteja perto. As crianças devem estar o mais perto possível dos pais ou dos cuidadores. Em caso de internamento (do adulto ou da crianças), assegure contato regular (telefone, videochamada) e transmita tranquilidade.
  • Garanta rotina, dentro do possível. Mantenha uma rotina diária ou crie uma nova rotina adaptada às necessidades, incluindo tempo de escola/aprendizagem e tempo de recreio.
  • Informe. Explique o que está acontecendo com fatos e informação clara, informe sobre como se devem proteger de forma que percebam, de acordo com a idade. Prepare-as para os fatos de forma tranquilizadora.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório