Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Covid-19: O mau hábito (extremamente comum) que eleva risco de contágio

Fumar aumenta significativamente as chances de contrair o novo coronavírus e de ficar gravemente doente

Covid-19: O mau hábito (extremamente comum) que eleva risco de contágio
Notícias ao Minuto Brasil

13:30 - 18/03/20 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Coronavírus

Com o número de casos de Covid-19 aumentando a cada dia em todo o mundo, os cientistas estão tentando entender como podem prevenir a propagação da doença. 

Pessoas com doenças crônicas, como asma ou diabetes, ou com o sistema imulógico enfraquecido, decorrente por exemplo de tratamentos como hemodiálise ou quimioterapia, correm um maior risco de serem infectadas e de sofrerem complicações graves. 

Mas há um hábito em particular que aumenta a probabilidade de ficar seriamente doente: fumar. 

Segundo a médica britânica Deborah Arnott, diretora executiva da instituição de caridade de saúde pública do Reino Unido, em entrevista ao jornal The Independent, os fumadores devem perante o surto do novo coronavírus abandonar o vício ou pelo menos reduzir o número de cigarros que consomem por dia. 

Dessa forma Arnott considera que estes indivíduos reduzem substancialmente as chances de serem infectados pela Covid-19.

"Os fumadores estão mais predispostos a contraírem doenças e infeções respiratórias e têm o dobro da probabilidade de padecerem de pneumonia, comparativamente a quem não tem o hábito", alerta.

"Deixar de fumar faz bem à saúde de muitas formas e os fumadores devem ver no coronavírus uma oportunidade e motivação extra para abandonarem o vício, de modo a aumentarem as defesas dos seus organismos", concluiu a especialista. O consumo de cigarros eletrônicos também torna os indivíduos mais vulneráveis à Covid-19. 

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório