Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Entenda como usar óculos pode protegê-lo do novo coronavírus

Veja o que dizem os especialistas sobre os óculos e lentes de contato na prevenção da doença

Entenda como usar óculos pode protegê-lo do novo coronavírus
Notícias ao Minuto Brasil

11:42 - 24/03/20 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Covid-19

Especialistas alertam para que indivíduos optem por usar óculos ao invés de lentes de contato como medida protetora contra a infeção da Covid-19. Evitar utilizar usar lentes de contato pode diminuir significativamente o risco de contrair o novo coronavírus, destacam as autoridades de saúde. 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou que os indivíduos não devem tocar no rosto, sobretudo nos olhos, boca e nariz de modo a impedir que sejam infectados. 

Nesse sentido, pessoas que usam lentes de contato não só estão a aumentar as chances de contraírem  a doença, como estão mais propensas a tocarem nos olhos inúmeras vezes ao longo do dia. 

A médica Sonal Tulsi, da Academia Norte-Americana de Oftalmologia, disse à estação televisiva ABC13: "Substituir as lentes de contato pelos óculos pode reduzir a irritação ocular, assim como parar a pessoa ao perceber que está prestes a tocar nos olhos". 

Mais ainda, a clínica refere que usar óculos oferece igualmente outro tipo de proteção contra a Covid-19 já que é uma barreira adicional caso alguém que seja portador do vírus tossir ou espirrar, salvaguardando a visão das gotículas expelidas.

Contudo, é importante salientar que usar óculos disponibiliza somente proteção limitada - e que manter o chamado distanciamento social relativamente a outras pessoas continua sendo a medida mais importante para reduzir o risco de contração do vírus. 

Wang Guangfa, médico especialista pulmonar, disse à ABC13 que acredita que contraiu o vírus a partir de um paciente e que esse contágio se deu através do olho. 

Guangfa explicou que um dos seus olhos ficou subitamente inflamado, mesmo previamente à manifestação de quaisquer outros sintomas, e antes de ser diagnosticado com a Covid-19. 

Os especialistas alertam que se tiver mesmo que usar lentes de contato, deve então lavar minuciosamente as mãos antes de as colocar nos olhos, assim como usar gotas específicas ao longo do dia para aliviar qualquer irritação que sinta na vista. 

Utilizar lenços de papel para ajustar as lentes também pode ser uma solução viável, de forma a reduzir a possibilidade de contrair o novo coronavírus ao tocar nos olhos. 

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório