Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Estudo prova eficácia do distanciamento social contra o Covid-19

A junção de elementos como distanciamento social, isolamento, quarentena, fecho das escolas e a escolha de trabalhar a partir de casa, pode, de acordo com um novo estudo, reduzir o valor de contágio da Covid-19 em até 99,3%.

Estudo prova eficácia do distanciamento social contra o Covid-19
Notícias ao Minuto Brasil

07:30 - 25/03/20 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle 99%

Uma nova pesquisa realizada em Singapura, publicada no periódico científico The Lancet, e divulgada pela revista Galileu, suporta a teoria de que o distanciamento social é, sim, um método eficaz no combate contra a propagação do novo coronavírus.

Para os especialistas, as medidas de quarentena, tal como o encerramento de escolas e de estabelecimentos comerciais e o incentivo para trabalhar a partir de casa mostraram ser mais eficientes na diminuição de casos de Covid-19 - quando aplicados juntamente. 

"Os resultados deste estudo fornecerão aos criadores de políticas de saúde pública em Singapura e em outros países, com evidências para iniciar a implementação de medidas aprimoradas de controle de surtos que poderiam mitigar ou reduzir as taxas de transmissão local, se implantadas de maneira eficaz e oportuna", disse Alex Cook, investigador da Universidade Nacional de Singapura, em declarações à imprensa.

O estudo

Para efeitos da pesquisa, os especialistas consideraram um cenário base, que não incluiu intervenções governamentais, e quatro alternativas adicionais:

1. Isolamento de indivíduos infectados e a quarentena dos seus familiares;

2. Quarentena e fecho imediato das escolas por pelo menos duas semanas;

3. Quarentena e distanciamento imediato do local de trabalho, em que 50% da força de trabalho é incentivada a trabalhar em casa por pelo menos duas semanas;

4. A combinação de quarentena, o pronto encerramento de escolas e estabelecimentos comerciais e distanciamento social. 

Tendo em conta e quando comparado com o cenário base, a medida combinada (4) foi a mais eficaz, reduzindo o número médio estimado de infecções em até 99,3%.

Os médicos e autoridades de saúde sublinham ainda que o distanciamento social mostrou ser uma medida extremamente eficiente se considerarmos os milhares de casos assintomáticos, que são aqueles nos quais os infectados mostram poucos ou nenhum sintoma da Covid-19.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório