Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Costuma beber água com limão? Cuidado com os dentes...

Cientistas britânicos descobriram que ingerir bebidas ácidas, como chás de fruta e água com aroma, pode corroer e danificar o esmalte dos dentes

Costuma beber água com limão? Cuidado com os dentes...
Notícias ao Minuto Brasil

15:00 - 28/03/20 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Água com limão

Uma equipa de investigadores da universidade King's College, em Londres, no Reino Unido, apurou que consumir bebidas ácidas entre as refeições e saboreá-las por muito tempo aumenta o risco de erosão dentária. O estudo publicado no British Dental Journal apresenta a análise que foi realizada à dieta de 300 indivíduos que sofriam de erosão dentária severa.

Sumos, chás de fruta, bebidas 'light', com açúcar e águas aromatizadas são líquidos ácidos e podem corroer os dentes, aponta o estudo. A situação tende a agravar-se quando se passa muito tempo a saborear as bebidas em questão antes de as engolir.

"Após comer uma maçã, tente não consumir nada muito ácido nesse dia”, recomenda. "Se bebeu vinho à noite, não beba chá de fruta de manhã", afirma.

Bebidas e refeições

Os cientistas descobriram que quem bebe água com uma rodela de limão ou chá quente de fruta entre as refeições têm uma probabilidade 11 vezes superior de sofrer de erosão dentária média ou severa. Esse número diminui para menos de metade quando as bebidas eram ingeridas durante as refeições.

Segundo Russ Ladwa, do comité de saúde e ciência da Associação Dental Britânica, ingerir bebidas ácidas durante uma refeição minimiza os danos porque mastigar comida aumenta a produção de saliva, que é alcalina e atenua a acidez.

Ladwa recomenda beber água e bebidas nutritivas como leite, além de alimentos que neutralizam o ácido, como queijo. A erosão dentária é reconhecida como uma das maiores causas de danos aos dentes em todas as gerações.

Bebidas ácidas

- Álcool;

- Chás de fruta;

- Água com aroma;

- Sumos;

- Refrigerantes ‘light’ ou ‘diet’;

- Bebidas com açúcar. 

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório