Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Covid-19 e a perda de olfato. Saiba como fazer o teste em casa

Em casos leves a moderados de Covid-19, a perda de olfato e, consequentemente, do paladar, está a emergir como um dos sinais iniciais da doença

Covid-19 e a perda de olfato. Saiba como fazer o teste em casa
Notícias ao Minuto Brasil

14:30 - 05/04/20 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Covid-19

Embora a febre, tosse e falta de ar sejam os principais sinais da contração da Covid-19, uma análise recente de casos mais leves na Coreia do Sul descobriu que o principal sintoma presente em 30% dos pacientes era a perda do olfato.

Em casos leves a moderados de Covid-19, a perda de olfato e, consequentemente, do paladar, está a emergir como um dos sinais iniciais da doença.

"O que é chamado anosmia, que basicamente significa perda de olfato, parece ser um sintoma que vários pacientes desenvolveram", disse o correspondente médico da CNN, Sanjay Gupta, à pivô da CNN Alisyn Camerota. "Pode estar relacionado à perda do paladar, à perda do apetite, não temos certeza - mas é algo que se deve observar", disse Gupta. "Às vezes, esses sintomas iniciais não são os clássicos".

Embora febre, tosse e falta de ar sejam os principais sinais da contração da Covid-19, uma análise recente de casos mais leves na Coreia do Sul descobriu que o principal sintoma, presente em 30% dos pacientes, é a perda do olfato. Na Alemanha, dois em cada três casos confirmados apresentaram anosmia.

Então, uma vez em casa, como podemos saber se estamos com perda de olfato? É possível utilizando o 'Teste jelly bean'. 

"Pegue numa jelly bean (aquelas gomas em forma de feijão) com uma mão e, com a outra, aperte o nariz com força para não ter fluxo de ar", disse Steven Munger, diretor do Centro de Olfato e Paladar da Universidade da Flórida. "Depois, coloque a jelly bean na boca e mastigue. Vamos imaginar que escolhe uma goma com sabor a fruta: se sentir um sabor salgado e a doce, é porque tem um paladar funcional", disse Munger. "Então, enquanto ainda mastiga, solte o nariz de repente. Se sentir um cheiro, sentirá todos os odores", explicou.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório